Análise dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em enfermagem da UNIMONTES

Autores

  • Valdete da Silva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ana Paula Ferreira Holzmann Universidade Estadual de Montes Claros
  • Clara de Cássia Versiani Universidade Estadual de Montes Claros
  • Maria Fernanda Santos Figueiredo Universidade Estadual de Montes Claros
  • Aline Canária Alves de Sousa Lima Universidade Estadual de Montes Claros
  • Maria Aparecida Vieira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Roseni Rosângela de Sena Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11.46897

Palavras-chave:

Monografia, Enfermagem, Pesquisa

Resumo

O Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se em requisito obrigatório e indispensável à integralização do curso, sendo instrumento importante de avaliação de influências e tendências em Cursos de Enfermagem. É adotado na forma de monografia pela Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), em Minas Gerais. O objetivo deste estudo foi identificar as tendências temáticas e metodológicas das monografias dos acadêmicos desse curso. Trata-se de estudo documental e descritivo, realizado no período de janeiro a junho de 2007, na Biblioteca Central da UNIMONTES. Os dados foram coletados em 263 monografias por meio de formulário para posterior agrupamento por áreas contempladas; metodologia; tipos de estudo; instrumentos; sujeitos do estudo e cenários. Os resultados indicaram que a área assistencial foi escolhida pela maioria dos graduandos, sendo a Saúde da Mulher a temática mais estudada. A metodologia preconizada foi qualitativa e os estudos descritivos. Os Hospitais e a Estratégia Saúde da Família foram opções significativas como cenários e o instrumento de coleta de dados mais utilizado foi a entrevista. Espera-se que esses resultados possam contribuir para a definição de diretrizes e estratégias a fim de adequar, ampliar e consolidar as atividades de pesquisa como ferramenta indispensável no Curso de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdete da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Especialista em Enfermagem, Professora do Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). E-mail: valdex@uai.com.br

Ana Paula Ferreira Holzmann, Universidade Estadual de Montes Claros

Especialista em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES. E-mail: apaulah@uol.com.br

Clara de Cássia Versiani, Universidade Estadual de Montes Claros

Especialista em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES. E-mail: claraversiani@bol.com.br

Maria Fernanda Santos Figueiredo, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Graduada em Enfermagem pela UNIMONTES. E-mail: nanda_sanfig@yahoo.com

Aline Canária Alves de Sousa Lima, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Graduada em Enfermagem pela UNIMONTES. E-mail: alinecanaria@hotmail.com

Maria Aparecida Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES. E-mail: di.vieira@ig.com.br

Roseni Rosângela de Sena, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Enfermagem, Professora Emérita da Escola de Enfermagem da UFMG. Pesquisadora do CNPq. E-mail: rosenisena@uol.com.br

Downloads

Publicado

01/06/2017

Edição

Seção

Artigo Original