O cuidado em enfermagem no serviço de vigilância sanitária

Autores

  • Patrícia Luz Almeida Leroy Universidade Estadual de Goiás
  • Milca Severino Pereira Universidade de São Paulo
  • Anaclara Ferreira Veiga Tipple Universidade de São Paulo
  • Adenícia Custódia Silva e Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11.46873

Palavras-chave:

Vigilância sanitária, Enfermagem em saúde comunitária, Cuidados de enfermagem

Resumo

O serviço de vigilância sanitária, semelhante à enfermagem, tem sua origem justificada pela preocupação com a saúde dos indivíduos. Apesar da relevância da contribuição do enfermeiro para o serviço de vigilância sanitária, esse permanece pouco conhecido pelos profissionais da enfermagem. Esse estudo busca descrever o contexto do serviço de vigilância sanitária enquanto possibilidade do cuidado em enfermagem, permitindo sua visualização como campo de atuação da enfermagem. Para tanto, optou-se pelo método de estudo de caso com abordagem qualitativa. Os sujeitos são os enfermeiros que atuam no Departamento de Vigilância Sanitária - Goiânia, como Fiscais de Saúde Pública. O estudo foi realizado no período de novembro/2005 a novembro/2006. Os dados coletados foram trabalhados utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin, identificando “núcleos temáticos” na comunicação dos sujeitos. Os resultados evidenciam que a compreensão do cuidado em enfermagem, a identificação desse cuidado no serviço de vigilância sanitária e a construção da identidade profissional do enfermeiro que atua nesse serviço guardam relação entre si e estão relacionadas à formação acadêmica e profissional do enfermeiro. Profissionais que referem experiência anterior na área de Saúde Pública identificam mais facilmente o cuidado em enfermagem no serviço de vigilância sanitária, devido ao caráter coletivo desse serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Luz Almeida Leroy, Universidade Estadual de Goiás

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela FEN/UFG. Docente da Universidade Estadual de Goiás, Fiscal de Saúde Pública do Departamento de Vigilância Sanitária do município de Goiânia/GO. E-mail: pleroy@terra.com.br

Milca Severino Pereira, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo (EERP/USP). Docente da Universidade Católica de Goiás. E-mail: milcaseverino@gmail.com.

Anaclara Ferreira Veiga Tipple, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela EERP/USP. Docentes da FEN/UFG. E-mail: anaclara@fen.ufg.br

Adenícia Custódia Silva e Souza, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela EERP/USP. Docentes da FEN/UFG. E-mail: adenicia@fen.ufg.br

Downloads

Publicado

01/06/2017

Edição

Seção

Artigo Original