Construindo a inclusão da temática educação sexual no projeto político pedagógico de um colégio público de Goiânia-Goiás na perspectiva da pesquisa-ação

Autores

  • Márcia Maria de Souza Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Educação Sexual, Saúde Escolar, Doença Sexualmente Transmissível, Enfermagem em Saúde Pública.

Resumo

Estudo sobre as dificuldades enfrentadas por professores ao trabalhar a temática orientação sexual no ambiente escolar, visando desenvolver práticas pedagógicas educativas centradas na prevenção. O objetivo geral foi desenvolver e analisar junto aos professores, de um colégio público localizado na região leste do município de Goiânia/Goiás, o processo de conscientização crítica para a construção de estratégias educativas de prevenção e promoção da saúde sexual e reprodutiva dos alunos. Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, com enfoque na pesquisa-ação. Participaram da pesquisa um grupo de educadores composto por professores, diretora e coordenadores do período matutino do colégio. Para a obtenção dos dados utilizamos encontros grupais, a observação participante e a entrevista individual, ocorrida no período de abril de 2006 a março de 2007. A análise dos dados foi feita a partir da descrição analítica dos encontros grupais e de discussão à luz do referencial teórico. O resultado desta investigação nos mostrou que o movimento do grupo favoreceu o processo de conscientização crítica dos professores acerca da complexidade do trabalho de orientação sexual no ambiente escolar, bem como a aquisição de novos conhecimentos, que subsidiaram a elaboração de uma proposta de inclusão dessa temática no Projeto Político Pedagógico do colégio. Consideramos que a metodologia da pesquisa-ação mostrou-se eficaz na abordagem do grupo estudado pela característica participativa e mobilizadora, viabilizando o alcance do objetivo proposto e instrumentalizando-o para o desenvolvimento de ações educativas inovadoras sobre a temática orientação sexual no ambiente escolar. 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria de Souza, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora adjunta e pesquisadora do Núcleo de Ações Interdisciplinares em DST/AIDS – NUCLAIDS/FEN/UFG. Faculdade de Enfermagem/UFG. Goiânia/GO. E-mail: márcia@fen.ufg.br.

Downloads

Publicado

04/05/2017

Edição

Seção

Resumo