Grupo de apoio/suporte: espaço de reabilitação para mulheres mastectomizadas

Autores

  • Mariza Silva de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Ângela Maria Alves e Souza Universidade Federal do Ceará
  • Ana Fátima Carvalho Fernandes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10.46701

Palavras-chave:

Neoplasias mamárias, Grupos de auto-ajuda, Enfermagem, Reabilitação

Resumo

Objetivou descrever, através de um relato de experiência, a dinâmica de um grupo de apoio/suporte à mulher mastectomizada. Estudo descritivo e retrospectivo realizado a partir de consultas recorrentes aos documentos, livro de atas, fotos, gravações e trabalhos existentes relacionados com o grupo GEPAM (Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Mulher Mastectomizada) de 1998 até os dias atuais. Os dados foram organizados em forma de relato com a descrição e apresentação do resgate histórico e exposição cronológica dos acontecimentos importantes do grupo. As atividades realizadas sistematicamente foram: exercícios corporais, atividades auto-expressivas, oficinas educativas, artes plásticas através de cursos e atividades de lazer. O estudo permitiu resgatar os benefícios de um grupo de apoio/suporte para o bem-estar de mulheres mastectomizadas, objetivando a recuperação do equilíbrio psicossocial e a qualidade de vida, além da volta à plenitude de suas atividades profissionais, domésticas e afetivas através de estímulos para sua reabilitação total.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariza Silva de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará-UFC. Bolsista CAPES e Membro do Projeto Saúde da Mulher. E-mail: marizaenfa@yahoo.com.br.

Ângela Maria Alves e Souza, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará-DENF/UFC. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas de Saúde-UFC.

Ana Fátima Carvalho Fernandes, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Graduação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará-DENF/UFC. Coordenadora do Grupo GEPAM (Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Mulher Mastectomizada).

Downloads

Publicado

04/05/2017

Como Citar

1.
Oliveira MS de, Souza Ângela MA e, Fernandes AFC. Grupo de apoio/suporte: espaço de reabilitação para mulheres mastectomizadas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 4º de maio de 2017 [citado 27º de maio de 2022];10(3). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/46701

Edição

Seção

Relato de Experiência