Melhores práticas de enfermagem em educação em diabetes à criança hospitalizada: uma revisão integrativa

Autores

  • Luíza de Oliveira Messias Ortiz Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Hospital Universitário
  • Elaine Buchhorn Cintra Damião Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Lisabelle Mariano Rossato Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Roberta Cristiane Pascarelli Alves Universidade de São Paulo, Hospital Universitário

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.45655

Palavras-chave:

Criança Hospitalizada, Educação em Saúde, Diabetes Tipo 1, Enfermagem Pediátrica

Resumo

A incidência do Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) tem aumentado nos últimos anos, com consequente incremento de hospitalizações de crianças por primodescompensação diabética, com crescente necessidade de processo educativo. Diante desta realidade, objetivou-se identificar na literatura as melhores práticas de enfermagem em educação em diabetes para crianças com DM1 hospitalizadas e sua família. Foi realizada uma revisão integrativa, com os descritores: Diabetic Ketoacidosis, Diabetes Education, Nursing e Child, Hospitalized, e busca livre em revistas de referência e artigos similares. Foram selecionados quatro estudos, e identificadas três categorias: Envolvimento e Empoderamento da Família no Processo Educativo em Diabetes; Atuação da Equipe Multiprofissional; Definição e Conteúdo do Processo Educativo, concluindo que o processo educativo deve incluir a família, ser realizado por uma equipe multiprofissional e fundamentado em evidências científicas. Poucos estudos foram encontrados, evidenciando necessidade de mais pesquisas na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luíza de Oliveira Messias Ortiz, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Hospital Universitário

Enfermeira. Residente do Programa Residência em Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo / Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: lu.messiasortiz@gmail.com.

Elaine Buchhorn Cintra Damião, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Doutor MS-3.2 da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: buchhorn@usp.br.

Lisabelle Mariano Rossato, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Doutor 2 da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: rossato@usp.br.

Roberta Cristiane Pascarelli Alves, Universidade de São Paulo, Hospital Universitário

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Unidade de Internação Pediátrica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: robertapascarelli@yahoo.com.br.

Publicado

31-12-2017

Como Citar

1.
Ortiz L de OM, Damião EBC, Rossato LM, Alves RCP. Melhores práticas de enfermagem em educação em diabetes à criança hospitalizada: uma revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2017 [citado 18º de outubro de 2021];19. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/45655

Edição

Seção

Artigo de Revisão