Desmame precoce em crianças atendidas na Estratégia Saúde da Família

Autores

  • Priscila Veras Santos Faculdade Piauiense
  • Maria do Carmo de Carvalho e Martins Universidade Federal do Piauí http://orcid.org/0000-0002-9107-2485
  • Fabricio Ibiapina Tapety Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Adriana de Azevedo Paiva Universidade Federal do Piauí
  • Fernandina Maria Neiva Santos Fonseca Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Ana Karolinne da Silva Brito Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.43690

Palavras-chave:

Desmame, Estratégia Saúde da Família, Aleitamento Materno, Enfermagem Pediátrica

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de desmame precoce e fatores associados em crianças atendidas na Estratégia Saúde da Família. Trata-se depesquisa quantitativa, descritiva e exploratória realizada com 241 crianças atendidas pela equipe de saúde. Para coleta dos dados foram usados um formulário e um questionário. Nas análises, para variáveis em que foram encontradas associações estatisticamente significativas foi realizado teste de regressão logística binária. A prevalência de desmame precoce foi de 58,51%. Maiores proporções de desmame precoce ocorreram em crianças com idade entre um e três meses. Pertencer a classe econômica B/C e ter recebido orientação sobre amamentação no pré-natal apresentaram-se significativamente associados com o desmame precoce. A prevalência do desmame precoce foi elevada, e considerada semelhante à prevalência nacional e descrita para o estado do Piauí. Houve associação entre o desmame precoce, classe econômica B/C e ter recebido orientação sobre amamentação no pré-natal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Veras Santos, Faculdade Piauiense

Nutricionista, Mestre em Saúde da Família. Professor da Faculdade Piauiense. Parnaíba, PI, Brasil. E-mail: priscilasantos00@gmail.com.

Maria do Carmo de Carvalho e Martins, Universidade Federal do Piauí

Nutricionista, Doutora em Ciências Biológicas. Professora Titular do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Professora Associada da Universidade Federal do Piauí. Teresinha, PI, Brasil. E-mail: mcmartins@uninovafapi.edu.br.

Fabricio Ibiapina Tapety, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Odontólogo, Doutor em Dentística Clínica. Professor do Centro Universitário UNINOVAFAPI.Teresinha, PI, Brasil. E-mail:ftapety@uninovafapi.edu.br.

Adriana de Azevedo Paiva, Universidade Federal do Piauí

Nutricionista, Doutor em Saúde Pública. Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí. Teresinha, PI, Brasil. E-mail: aapaiva@ufpi.edu.br.

Fernandina Maria Neiva Santos Fonseca, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Médica, Mestre em Saúde da Família. Professora Assistente do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresinha, PI, Brasil. E-mail:fmfonseca95@hotmail.com.

Ana Karolinne da Silva Brito, Universidade Federal do Piauí

Nutricionista. Discente do Programa de Pós-Graduac?ão em Farmacologia, nível Mestrado, da Universidade Federal do Piauí. Teresinha, PI, Brasil. E-mail: anakarolinnesb@hotmail.com.

Publicado

17/04/2018

Como Citar

1.
Santos PV, Martins M do C de C e, Tapety FI, Paiva A de A, Fonseca FMNS, Brito AK da S. Desmame precoce em crianças atendidas na Estratégia Saúde da Família. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 17º de abril de 2018 [citado 23º de maio de 2022];20:v20a05. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/43690

Edição

Seção

Artigo Original