Aplicações da modelagem de equações estruturais na enfermagem: revisão integrativa

Autores

  • Juliane Umann Serviço Militar Brasileiro
  • Rodrigo Marques da Silva Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires
  • Cristilene Akiko Kimura Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires
  • Liana Lautert Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.42988

Palavras-chave:

Pesquisa em Enfermagem, Métodos, Análise de Dados, Análise Multivariada

Resumo

Analisou-se as produções científicas que utilizaram a modelagem de equações estruturais em enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa realizada em junho de 2016 nas interfaces PUBMED, MEDLINE e LILACS. Identificaram-se 127 artigos, dos quais 20 artigos foram selecionados. As análises - qualidade e nível de evidência - foram realizadas por meio de instrumentos validados e quadro sinóptico. Os artigos atenderam a 80% dos itens do STROBE (95%), nível de evidência 5 (95%) e publicados em países da Ásia (50%) e América do Norte (30%). Houve aumento da produção cientifica com uso da modelagem de equações estruturais no período em estudo e o predomínio de investigações voltadas à organização do trabalho. Cresce o uso da modelagem de equações estruturais na enfermagem, contudo são escassos os estudos voltados à assistência e ensino. Este método mostrou-se útil para problemas de pesquisa desta área da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Umann, Serviço Militar Brasileiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Enfermeira do Serviço Militar Brasileiro. São Gabriel, RS, Brasil. E-mail: juumann@hotmail.com.

Rodrigo Marques da Silva, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem na Saúde do Adulto. Professor da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaiso de Goiás, GO, Brasil. E-mail: marques-sm@hotmail.com.

Cristilene Akiko Kimura, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaiso de Goiás, GO, Brasil. E-mail: cris.akiko7@gmail.com.

Liana Lautert, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Doutora em Psicologia. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: lila@enf.ufrgs.br.

Publicado

31/12/2017

Como Citar

1.
Umann J, Silva RM da, Kimura CA, Lautert L. Aplicações da modelagem de equações estruturais na enfermagem: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2017 [citado 19º de abril de 2024];19:a51. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/42988

Edição

Seção

Artigo de Revisão