O desperdício de materiais assistenciais percebido por graduandos de enfermagem

Autores

  • Magaly Cecília Franchini Reichert Universidade Federal da São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem
  • Thaís Gomes Lozovoi Universidade Federal da São Paulo, Hospital São Paulo
  • Maria D'Innocenzo Universidade Federal da São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.42243

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Recursos Materiais em Saúde, Controle de Custos

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar a opinião dos graduandos de enfermagem sobre o desperdício de materiais assistenciais nas atividades práticas de ensino. Estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 186 graduandos que responderam a um instrumento com assertivas medidas pela escala de Likert. Mais da metade dos graduandos acreditaram que as instituições onde realizaram estágio têm desperdício de materiais; 76% dos graduandos da quarta série (p<0,001) reconheceram desperdiçar materiais durante os estágios e 89% da mesma série (p<0,001) atribuíram o desperdício à realização de um procedimento pela primeira vez. O estudo possibilitou a discussão do desperdício de materiais durante a graduação em enfermagem, alertando sobre a importância da gestão adequada desses recursos além da responsabilidade da enfermagem com o meio ambiente e práticas sustentáveis. Os achados indicam novas possibilidades para o desenvolvimento do tema e estratégias que podem ser testadas em futuros estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magaly Cecília Franchini Reichert, Universidade Federal da São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem

Enfermeira, Mestre em Ciências. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal da São Paulo, Nível Doutorado. São Paulo SP, Brasil. E-mail: magaly.reichert@unifesp.br.

Thaís Gomes Lozovoi, Universidade Federal da São Paulo, Hospital São Paulo

Enfermeira. Enfermeira do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Universidade Federal da São Paulo. São Paulo SP, Brasil. E-mail: thaislozovoi@hotmail.com.

Maria D'Innocenzo, Universidade Federal da São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal da São Paulo, Nível Doutorado. São Paulo SP, Brasil. E-mail: mdinnocenzo@unifesp.br.

Publicado

21/09/2017

Como Citar

1.
Reichert MCF, Lozovoi TG, D’Innocenzo M. O desperdício de materiais assistenciais percebido por graduandos de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 21º de setembro de 2017 [citado 18º de abril de 2024];19:a27. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/42243

Edição

Seção

Artigo Original