Uso de plantas medicinais por idosos da atenção primária

Autores

  • Laura Ligiana Dias Szerwieski
  • Diógenes Aparício Garcia Cortez Centro Universitário Maringá
  • Rose Mari Bennemann Centro Universitário de Maringá
  • Eraldo Schunk Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Lucia Elaine Ranieri Cortez Centro Universitário de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.42009

Palavras-chave:

Enfermagem, Assistência a Idosos, Plantas Medicinais, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar o uso de plantas medicinais por idosos usuários da atenção primária. Caracterizou-se como um estudo transversal, correlacional, analítico e descritivo, com abordagem quantitativa. Realizado no oeste do Paraná, em 2016. Foram aplicados 252 questionários aos idosos, contendo informações sociodemográficas e questões relacionadas ao uso de plantas medicinais. Os resultados evidenciaram que 72,22% dos idosos utilizam plantas, entre as mais citadas destacam-se a Hortelã, Cidreira, Boldo e Alecrim.  Referem utilizar por ser melhor para curar, gostam mais e não faz mal. Dado discordante quanto às indicações, sendo que 36,81% não indicam por medo de causar malefício. Quanto à toxicidade relataram efeitos adversos que não são apresentados por literatura científica. Ressalta-se a importância de uma orientação correta quanto à toxicidades de algumas plantas, bem como seus benefícios, e a importância do enfermeiro neste contexto já que atua como um promotor da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laura Ligiana Dias Szerwieski

Enfermeira, Mestre em Promoção da Saúde. Maringá, PR, Brasil. E-mail: laura.enfer@gmail.com.

Diógenes Aparício Garcia Cortez, Centro Universitário Maringá

Farmacêutico. Doutor em Química. Docente do Centro Universitário Maringá. Maringá, PR, Brasil. E-mail: dagcortezz@gmail.com.

Rose Mari Bennemann, Centro Universitário de Maringá

Nutricionista, Doutora em Saúde Pública. Docente do Centro Universitário de Maringá. Maringá, PR, Brasil. E-mail:rose.bennemann@gmail.com.

Eraldo Schunk Silva, Universidade Estadual de Maringá

Estatístico, Doutor em Agronomia. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil. E-mail: eraldoschunk@gmail.com.

Lucia Elaine Ranieri Cortez, Centro Universitário de Maringá

Farmacêutica, Doutora em Química de Produtos Naturais. Docente do Centro Universitário de Maringá. Maringá, PR, Brasil. E-mail: lucia.cortez@unicesumar.edu.br.

Publicado

28-11-2017

Como Citar

1.
Szerwieski LLD, Garcia Cortez DA, Bennemann RM, Silva ES, Cortez LER. Uso de plantas medicinais por idosos da atenção primária. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 28º de novembro de 2017 [citado 18º de outubro de 2021];19. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/42009

Edição

Seção

Artigo Original