Promoção do aleitamento materno no ensino fundamental: revisão integrativa

Autores

  • Fernanda Demutti Pimpão Martins Universidade Federal de Pernambuco
  • Luciana Pedrosa Leal Universidade Federal de Pernambuco
  • Tatiane Gomes Guedes Universidade Federal de Pernambuco
  • Marly Javorski Universidade Federal de Pernambuco
  • Cleide Maria Pontes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.40682

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Promoção da Saúde, Ensino Fundamental e Médio, Enfermagem Obstétrica

Resumo

Estudo com o objetivo de analisar as abordagens sobre a promoção do aleitamento materno no ensino fundamental. Revisão integrativa realizada na BVS, PUBMED, SCOPUS, CINAHL, COCHRANE e SciELO, sendo encontradas 1.598 publicações e sete selecionadas para a amostra final. Categorias identificadas - Abordagens sobre o conhecimento, percepções, crenças e experiências de aleitamento materno na perspectiva das crianças: as entrevistas revelaram conhecimentos e crenças desfavoráveis à amamentação; -  Abordagem do conteúdo de promoção do aleitamento materno no ensino fundamental: o conteúdo é abordado superficialmente nos livros didáticos e os educadores afirmam não ministrá-lo em aula. A abordagem da amamentação no ensino fundamental demonstrou-se variada, porém, reduzida, especialmente em relação às intervenções educativas. Ao enfermeiro cabe ampliar essa abordagem, com metodologias ativas e lúdicas, com vistas a impactar no futuro das próximas gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Demutti Pimpão Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: fhernandapimpao@yahoo.com.br.

Luciana Pedrosa Leal, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermagem, Doutora em Nutrição. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: lucianapleal@hotmail.com.

Tatiane Gomes Guedes, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermagem, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: tatigguedes@yahoo.com.br.

Marly Javorski, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermagem, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: marly.11@gmail.com.

Cleide Maria Pontes, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermagem, Doutora em Nutrição. Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: cmpontes18@gmail.com.

Publicado

22/12/2016

Como Citar

1.
Martins FDP, Leal LP, Guedes TG, Javorski M, Pontes CM. Promoção do aleitamento materno no ensino fundamental: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 22º de dezembro de 2016 [citado 28º de março de 2024];18:e1198. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/40682

Edição

Seção

Artigo de Revisão