Banco de termos para a prática clínica de enfermagem com idosos comunitários

Autores

  • Jorge Wilker Bezerra Clares Associação das Pioneiras Sociais
  • Maria Miriam Lima da Nóbrega Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Vilaní Cavalcante Guedes Universidade Estadual do Ceará
  • Lúcia de Fátima da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Célia de Freitas Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.37759

Palavras-chave:

Idoso, Vocabulário, Terminologia, Enfermagem, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Pesquisa metodológica que objetivou construir um banco de termos para a prática clínica de enfermagem com idosos acompanhados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família, com base em documentos oficiais sobre idosos publicados no Brasil, e na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), e validá-lo com enfermeiros especialistas da área. Foi desenvolvida no período de 2013 a 2014, baseada em análise documental, identificação, extração, normalização, validação e mapeamento cruzado de termos considerados relevantes para a prática clínica. Identificaram-se 332 termos, que foram submetidos ao processo de mapeamento cruzado, o que resultou em 271 constantes e 61 não constantes na CIPE® versão 2013. Espera-se que o uso desses termos possibilite a unificação da linguagem profissional do enfermeiro e a implementação da sistematização da assistência de enfermagem nesse nível de atenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Wilker Bezerra Clares, Associação das Pioneiras Sociais

Enfermeiro, Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde. Enfermeiro da Associação das Pioneiras Sociais. São Luís, MA, Brasil. E-mail: jorgewilker_clares@yahoo.com.br.

Maria Miriam Lima da Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: miriam@ccs.ufpb.br.

Maria Vilaní Cavalcante Guedes, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: vilani.guedes@globo.com.

Lúcia de Fátima da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: lucia.fatima@uece.br.

Maria Célia de Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: celfrei@hotmail.com.

Publicado

30/06/2016

Edição

Seção

Artigo Original