Tecnologias de informação e registro do processo de enfermagem: estudo de caso em UTI neonatal

Autores

  • Raphael Brandão Pereira Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Maria Alice Coelho Universidade Federal de Goiás, Hospital das Clínicas
  • Maria Márcia Bachion Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.35135

Resumo

Objetivou-se analisar o registro do Processo de Enfermagem apoiado por tecnologias de informação e comunicação em meio impresso e eletrônico, no cenário de terapia intensiva neonatal. Estudo de caso único, integrado, desenvolvido de janeiro a abril de 2014. Participaram sete enfermeiros que atuavam na UTI neonatal antes e após a implantação de novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs), que combinavam suporte eletrônico e físico (papel). Coletaram-se dados por meio de extração de registros dos prontuários e questionário aplicado aos enfermeiros. Para análise utilizou-se frequência simples e percentual dos níveis de aplicação do processo de enfermagem, e o conjunto de fatores intervenientes relativos à estrutura e processo de organização do trabalho. Encontraram-se resultados positivos e negativos e fatores intervenientes. Conclui-se que as NTICs em meio físico foram responsáveis pelo registro de maior número de registros na coleta de dados e que o registro das demais etapas não apresentou melhora substancial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Brandão Pereira, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Enfermeiro da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG). Goiânia, GO, Brasil. E-mail: raphaelpereira@ufg.br.

Maria Alice Coelho, Universidade Federal de Goiás, Hospital das Clínicas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Enfermeira do Hospital das Clínicas da UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: malice_coelho@hotmail.com.

Maria Márcia Bachion, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da FEN/UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: mbachion@gmail.com.

Publicado

31/03/2016

Como Citar

1.
Pereira RB, Coelho MA, Bachion MM. Tecnologias de informação e registro do processo de enfermagem: estudo de caso em UTI neonatal. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2016 [citado 10º de agosto de 2022];18. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/35135

Edição

Seção

Artigo Original