Métodos de pesquisa empregados na produção do conhecimento sobre administração em enfermagem

Autores

  • Abel Silva de Meneses Estratégia Saúde da Família da Associação Comunitária Monte Azul
  • Maria Cristina Sanna

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i4.34648

Palavras-chave:

Pesquisa em Administração de Enfermagem, Dissertações Acadêmicas, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem, Metodologia

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar e descrever as características de métodos de pesquisa empregados na produção de dissertações e teses sobre Administração em Enfermagem. Trata-se de pesquisa documental de abordagem quantitativa, contemplando 596 resumos de produtos de pesquisa sobre Administração em Enfermagem, analisados segundo as variáveis método de pesquisa, distribuição temporal, titulação e temáticas. Do total de resumos analisados, 49,8% eram pesquisas quantitativas e 43,1% qualitativas. As pesquisas descritivas somaram 74,8%, as exploratórias 21,5% e as transversais 86,7%. Quanto ao procedimento de coleta de dados, 46,8% eram estudos de caso e 25,7% levantamentos. O pensamento positivista iluminou 49,0% das pesquisas e a fenomenologia 19,3%. Apenas 38,3% das pesquisas aprofundaram a análise com referencial teórico-filosófico. Conclui-se que o conhecimento sobre Administração em Enfermagem foi constituído predominantemente de estudos quantitativos, descritivos, transversais e de estudos de caso, iluminados pelo pensamento positivista e pouco aprofundado por referencial teórico-filosófico de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abel Silva de Meneses, Estratégia Saúde da Família da Associação Comunitária Monte Azul

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família da Associação Comunitária Monte Azul. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: enfermeiro.meneses@gmail.com.

Maria Cristina Sanna

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: mcsanna@uol.com.br.

Publicado

31/12/2015

Como Citar

1.
Meneses AS de, Sanna MC. Métodos de pesquisa empregados na produção do conhecimento sobre administração em enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2015 [citado 19º de março de 2024];17(4):34648. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/34648

Edição

Seção

Artigo Original