Qualidade de vida em pesquisas com usuários em tratamento para abuso e dependência de substâncias

Autores

  • Selva Rios Campêlo Universidade Federal de Goiás
  • Maria Alves Barbosa Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Celmo Celeno Porto Universidade Federal de Gioás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i4.31515

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Questionários

Resumo

O estudo objetivou identificar instrumentos de Qualidade de Vida e sua finalidade em pesquisas com usuários em tratamento para abuso e dependência de substâncias. Trata-se de revisão integrativa, cujos artigos estavam disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), e publicados entre 2010 e 2015 com os descritores Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias e Qualidade de Vida associados. Vinte e nove textos foram analisados e os instrumentos agrupados em quatro diferentes possibilidades de utilização de medidas de Qualidade de Vida. A maioria utilizou instrumentos genéricos, tais como WHOQOL-Bref de Qualidade de Vida geral, e SF-36 de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS). Recomenda-se a realização de mais estudos relacionados ao uso de instrumentos de Qualidade de Vida no âmbito da dependência, principalmente em relação aos instrumentos específicos que começam a surgir nas pesquisas e ainda não são consolidados na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selva Rios Campêlo, Universidade Federal de Goiás

Psicóloga. Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, nível Mestrado, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, GO, Brasil. E-mail: selvariosps@hotmail.com.

Maria Alves Barbosa, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Associado da Faculdade de Enfermagem da UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: maria.malves@gmail.com.

Celmo Celeno Porto, Universidade Federal de Gioás

Médico, Doutor em Medicina. Professor Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: celmo1934@gmail.com.

Publicado

31/12/2015

Como Citar

1.
Campêlo SR, Barbosa MA, Porto CC. Qualidade de vida em pesquisas com usuários em tratamento para abuso e dependência de substâncias. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2015 [citado 2º de julho de 2022];17(4). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/31515

Edição

Seção

Artigo de Revisão