“Sempre ajudando em uma coisa ou outra”: rede social da família da pessoa com estomia

Autores

  • Bruna Sodré Simon Universidade Federal do Pampa
  • Maria de Lourdes Denardin Budó Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Enfermagem
  • Maria Denise Schimith Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Enfermagem
  • Raquel Potter Garcia Universidade Federal do Pampa
  • Tais Falcão Gomes Universidade Federal de Santa Maria
  • Sandra Ost Rodrigues Martins Carvalho niversidade Regional Integrada do Alto Uruguai das Missões, Campus Santiago

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i2.29786

Palavras-chave:

Apoio Social, Estomia, Doença Crônica, Saúde da Família, Enfermagem

Resumo

Pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, com o objetivo de conhecer a rede social da família da pessoa com estomia. O estudo foi realizado no domicilio de sete famílias de pessoas com estomias, totalizando 16 pessoas, na coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada, Mapa Mínimo de Relações e observação simples com registro em diário de campo. Os dados foram trabalhados pela análise de conteúdo temática. A rede social é composta pela família; amigos e vizinhos; profissionais e serviços de saúde; grupos de convivência e congregações religiosas. O tecer dessa rede, possibilita para as famílias o reconhecimento da autoimagem, o bem-estar, modo de cuidado, enfrentamento e adaptação em situações de crise. Porém, ao abordar os serviços de saúde, identificou-se uma lacuna, apontando para as dificuldades de serem atendidas nas unidades de saúde do seu território de abrangência, ficando dependentes dos cuidados e apoios do serviço especializado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Sodré Simon, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professor Assistente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Uruguaiana, RS, Brasil. E-mail: enf.brusimon@gmail.com.

Maria de Lourdes Denardin Budó, Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Associado do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: lourdesdenardin@gmail.com.

Maria Denise Schimith, Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFSM. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: ma.denise2011@gmail.com.

Raquel Potter Garcia, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de Pelotas. Professor Assistente da UNIPAMPA, Campus Uruguaiana. Uruguaiana, RS, Brasil. E-mail: raquelpottergarcia@gmail.com.

Tais Falcão Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da UFSM. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: taissfg@gmail.com.

Sandra Ost Rodrigues Martins Carvalho, niversidade Regional Integrada do Alto Uruguai das Missões, Campus Santiago

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Docente da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai das Missões, Campus Santiago. Santiado, RS, Brasil. E-mail: sandrinhaost@yahoo.com.br.

Publicado

30/06/2015

Como Citar

1.
Simon BS, Budó M de LD, Schimith MD, Garcia RP, Gomes TF, Carvalho SORM. “Sempre ajudando em uma coisa ou outra”: rede social da família da pessoa com estomia. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2015 [citado 23º de maio de 2022];17(2):370-8. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/29786

Edição

Seção

Artigo Original