Como os homens adultos utilizam e avaliam os serviços de saúde

Autores

  • Mayckel da Silva Barreto Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari
  • Guilherme de Oliveira Arruda Prefeitura do Município de Maringá
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i3.29622

Palavras-chave:

Saúde do Homem, Serviços de Saúde, Gênero e Saúde, Atenção Primária a Saúde, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Estudo descritivo de natureza qualitativa que objetivou conhecer em quais situações homens adultos procuram os serviços de saúde e como eles avaliam o atendimento recebido. Os dados foram coletados em novembro e dezembro de 2012, por meio de entrevista semiestruturada, em duas unidades de emergência. Participaram 32 homens, cujos discursos foram submetidos à Análise de Conteúdo, modalidade temática. Os homens, em sua maioria, referiram utilizar os setores de emergência para a resolução de seus problemas de saúde. Entretanto, alguns relataram ter a atenção primária como porta de entrada para o sistema de saúde. Ainda, apontaram falhas na assistência recebida como falta de atenção, compreensão e comunicação por parte dos profissionais. A procura, utilização e avaliação que os homens fazem dos serviços constitui-se em atual desafio aos profissionais de saúde e gestores, pois envolvem percepções e perspectivas não consideradas no atendimento à população masculina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayckel da Silva Barreto, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari. Mandaguari, PR, Brasil. E-mail: mayckelbar@gmail.com.

Guilherme de Oliveira Arruda, Prefeitura do Município de Maringá

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da UEM. Enfermeiro da Prefeitura do Município de Maringá. Maringá?, PR, Brasil. E-mail: enfgoa@gmail.com.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da UEM. Maringá?, PR, Brasil. E-mail: soniasilva.marcon@gmail.com.

Publicado

07/04/2016

Como Citar

1.
Barreto M da S, Arruda G de O, Marcon SS. Como os homens adultos utilizam e avaliam os serviços de saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 7º de abril de 2016 [citado 23º de maio de 2022];17(3). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/29622

Edição

Seção

Artigo Original