As narrativas de estudantes de enfermagem nos portfólios do Estágio Curricular Supervisionado

Autores

  • Nádia Frazão Rossi
  • Cinira Magali Fortuna Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Silvia Matumoto Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Franciele Maia Marciano Secretaria Municipal de Saúde de Cumari/GO
  • Jael Bernardes da Silva Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Juliana Sterci da Silva Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i3.25691

Palavras-chave:

Competência Profissional, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Educação em Enfermagem

Resumo

A formação crítico-reflexiva do enfermeiro é um desafio. Um dos instrumentos utilizados para desenvolver esta capacidade é o portfólio reflexivo. Este estudo qualitativo objetivou identificar os tipos de narrativas que estão presentes nos portfólios e analisar as reflexões dos estudantes na disciplina Estágio Curricular Supervisionado. Onze portfólios foram analisados, identificando-se a presença de narração descritiva, reflexão descritiva, reflexão dialógica e crítica, com posterior análise temática. Foram identificados os quatro tipos de narrativas. O foco das reflexões conformou três categorias temáticas: análise sobre o campo de estágio; apropriação e análise do trabalho do enfermeiro; e aprendizagens durante o Estágio Curricular Supervisionado. Conclui-se que aspectos relevantes na vivência do Estágio Curricular Supervisionado têm sido apreendidos e sistematizados nos portfólios, embora seja desejável o avanço na reflexão crítica. A análise do tipo de narrativas dos estudantes pode contribuir para a orientação do processo de avaliação formativa de enfermeiros, na perspectiva crítico-reflexiva.

doi: 10.5216/ree.v16i3.25691.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Frazão Rossi

Enfermeira. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: nadia.ross@usp.br.

Cinira Magali Fortuna, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: fortuna@eerp.usp.br.

Silvia Matumoto, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: smatumoto@eerp.usp.br.

Franciele Maia Marciano, Secretaria Municipal de Saúde de Cumari/GO

Enfermeira, Mestre em Enfermagem em Saúde Pública. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Cumari. Cumari, GO, Brasil. E-mail: francielemarciano@usp.br.

Jael Bernardes da Silva, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Mestre em Enfermagem em Saúde Pública. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública, nível Doutorado, da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: jaelbs@yahoo.com.br.

Juliana Sterci da Silva, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública, nível Mestrado, da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: julianasterci@usp.br.

Downloads

Publicado

30/09/2014

Como Citar

1.
Rossi NF, Fortuna CM, Matumoto S, Marciano FM, Silva JB da, Silva JS da. As narrativas de estudantes de enfermagem nos portfólios do Estágio Curricular Supervisionado. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 24º de abril de 2024];16(3):566-74. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/25691

Edição

Seção

Artigo Original