Descarte de resíduos infectantes: informações demonstradas e ações praticadas por estudantes de enfermagem e medicina
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v17i1.25181Palavras-chave:
Resíduos de Serviços de Saúde, Gerenciamento de Resíduos, Estudantes de Enfermagem, Estudantes de Medicina, Exposição OcupacionalResumo
O descarte inadequado de resíduos infectantes gera riscos ocupacionais e ambientais e representa a principal causa de acidentes com material biológico. O presente estudo objetivou verificar o conhecimento sobre o descarte de resíduos infectantes e a prática dele entre acadêmicos dos cursos de enfermagem e de medicina de uma universidade pública de Goiás. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário. Os estudantes respondentes foram observados na prática e os dados registrados em check list. Os acadêmicos de enfermagem apresentaram maior conhecimento que os de medicina sobre o descarte de luvas contaminadas (x²; p<0,001), bem como sobre o descarte de perfurocortantes (p=0,001). O descarte de luvas contaminadas foi feito em saco para resíduos comum, tanto pelos graduandos de enfermagem quanto pelos de medicina. Os resultados evidenciaram que o conhecimento dos estudantes sobre descarte de resíduos infectantes mostrou-se frágil e insuficiente para garantir a sua aplicabilidade na prática.Downloads
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