O processo de transição profissional na perspectiva de técnicos de enfermagem que se tornaram enfermeiros

Autores

  • Roibison Portela Monteiro Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre
  • Walnice Jung
  • Daniele Delacanal Lazzari Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliane Regina Pereira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • Julcinéia Miguel Dalamaria Hospital Moinho de Ventos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i4.24129

Palavras-chave:

Enfermeiros, Educação em Enfermagem, Mobilidade Ocupacional, Recursos Humanos em Saúde, Programas de Graduação em Enfermagem.

Resumo

Estudo descritivo de abordagem qualitativa que visou conhecer os sentimentos vivenciados por enfermeiros com formação em técnico de enfermagem durante a transição de categoria profissional. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, abordando o trabalho no exercício das duas formações, as mudanças percebidas e interpretadas por meio da técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Os relatos evidenciam que os saberes e as experiências pregressas influenciaram positivamente, mas produziram mudanças pouco significativas na prática profissional. Os participantes expressaram sentimentos de incongruência entre os valores educativos aprendidos na academia e os vivenciados no local de trabalho. Alguns destes profissionais reproduzem comportamentos e ações de chefias estereotipados devido aos modelos internalizados de bons enfermeiros e às expectativas irrealistas. Conclui-se que esta transição é maldefinida, ritualizada, sem caráter inovador ou criativo, correspondendo, por vezes, aos objetivos controladores da instituição e reproduzindo o paradigma mecanicista.

doi: 10.5216/ree.v16i4.24129.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roibison Portela Monteiro, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre

Enfermeiro. Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Coordenador do Núcleo de Educação em Urgências. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: roipm@yahoo.com.br.

Walnice Jung

Enfermeira. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: walnicejung@gmail.com.

Daniele Delacanal Lazzari, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Educação nas Ciências. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: danielelazza@gmail.com.

Eliane Regina Pereira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: pongopam@terra.com.br.

Julcinéia Miguel Dalamaria, Hospital Moinho de Ventos

Enfermeira, Mestrado em Gerontologia Biomédica. Enfermeira do Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: julcineiad@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2014

Como Citar

1.
Monteiro RP, Jung W, Lazzari DD, Nascimento ERP do, Dalamaria JM. O processo de transição profissional na perspectiva de técnicos de enfermagem que se tornaram enfermeiros. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2014 [citado 29º de março de 2024];16(4):777-86. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/24129

Edição

Seção

Artigo Original