Análise do fluxo de atendimento de serviço hospitalar de emergência: estudo de caso

Autores

  • José Aparecido Bellucci Júnior Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Laura Misue Matsuda Universidade Estadual de Maringá
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i1.23823

Palavras-chave:

Enfermagem, Serviço Hospitalar de Emergência, Acolhimento, Enfermagem em Emergência, Triagem

Resumo

Estudo qualitativo, modalidade Estudo de Caso que objetivou analisar o fluxo de atendimento em dois Serviços Hospitalares de Emergência. O estudo foi realizado entre novembro e dezembro de 2010, em um Serviço que atende por meio do Acolhimento com Classificação de Risco e, em outro, por ordem de chegada. Para a coleta de dados, utilizou-se como técnica a observação direta da prática, com registros em notas de campo que foram tratados com o uso da técnica análise de conteúdo. Das análises das informações coletadas, resultaram duas categorias temáticas: Cuidando do usuário em Serviços Hospitalares de Emergência e Acolhendo o usuário e familiares. Conclui-se que, nos dois Serviços investigados, não há sistema de contrarreferenciamento; o atendimento no Serviço que adota o Acolhimento com Classificação de Risco é contínuo e hierarquizado; o fluxo de pacientes é mais dinâmico, e o enfermeiro tem mais autonomia na tomada de decisão clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Aparecido Bellucci Júnior, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Professor Auxiliar da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Bandeirantes, PR, Brasil. E-mail: bellucci@uenp.edu.br.

Laura Misue Matsuda, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR, Brasil. E-mail: lmisue@terra.com.br.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Associada da UEM. Maringá, PR, Brasil. E-mail: ssmarcon@uem.br.

Publicado

31/03/2015

Como Citar

1.
Bellucci Júnior JA, Matsuda LM, Marcon SS. Análise do fluxo de atendimento de serviço hospitalar de emergência: estudo de caso. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2015 [citado 22º de maio de 2022];17(1):108-16. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/23823

Edição

Seção

Artigo Original