Ambiente virtual de aprendizagem sobre gerenciamento de custos de curativos em úlceras por pressão

Autores

  • Marta Cristiane Alves Pereira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Yolanda Dora Martinez Évora
  • Rosângela Andrade Aukar de Camargo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Carla Regina de Souza Teixeira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Amanda Cristiny Andrade Cruz Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Helena Ciavatta Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i2.22161

Palavras-chave:

Enfermagem, Tecnologia Educacional, Economia da Saúde

Resumo

Pesquisa descritiva e aplicada com objetivo de descrever a construção e avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem na temática de gerenciamento de custos de curativos em úlceras por pressão, por meio da metodologia WebQuest. Nas etapas de planejamento e desenvolvimento, foram utilizados recursos tecnológicos simples e acessíveis, com ênfase nos aspectos pedagógicos. Na etapa de avaliação, quatro especialistas em informática, quatro enfermeiros docentes e quatro enfermeiros atuantes no gerenciamento de custos em enfermagem avaliaram os aspectos técnicos (Tempo de Resposta e Qualidade de Interface) e pedagógicos (Conteúdo, Atividade, Interação). Estes aspectos tiveram avaliação positiva (acima de 86% de características totalmente atendidas), exceto para o Tempo de Resposta (62% totalmente atendidas e 30% parcialmente atendidas). Os resultados evidenciaram a viabilidade da aplicação do ambiente virtual de aprendizagem para alunos de graduação em enfermagem visando à análise do impacto na aprendizagem sobre gerenciamento de custos de materiais em enfermagem.

doi: 10.5216/ree.v16i2.22161.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Cristiane Alves Pereira, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: martacris@eerp.usp.br

Yolanda Dora Martinez Évora

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: yolanda@eerp.usp.br.

Rosângela Andrade Aukar de Camargo, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: rcamargo@eerp.up.br.

Carla Regina de Souza Teixeira, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Associada da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: carlarst@eerp.usp.br.

Amanda Cristiny Andrade Cruz, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Discente da graduação em Enfermagem da EERP/USP. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: amanda.cruz@usp.br.

Helena Ciavatta, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Discente da graduação em Enfermagem da EERP/USP. Bolsista do Programa Ensinar com Pesquisa da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: helena.ciavatta@usp.br.

Downloads

Publicado

30/06/2014

Como Citar

1.
Pereira MCA, Évora YDM, Camargo RAA de, Teixeira CR de S, Cruz ACA, Ciavatta H. Ambiente virtual de aprendizagem sobre gerenciamento de custos de curativos em úlceras por pressão. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2014 [citado 16º de abril de 2024];16(2):321-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/22161

Edição

Seção

Artigo Original