Ambiente virtual de aprendizagem sobre gerenciamento de custos de curativos em úlceras por pressão
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v16i2.22161Palavras-chave:
Enfermagem, Tecnologia Educacional, Economia da SaúdeResumo
Pesquisa descritiva e aplicada com objetivo de descrever a construção e avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem na temática de gerenciamento de custos de curativos em úlceras por pressão, por meio da metodologia WebQuest. Nas etapas de planejamento e desenvolvimento, foram utilizados recursos tecnológicos simples e acessíveis, com ênfase nos aspectos pedagógicos. Na etapa de avaliação, quatro especialistas em informática, quatro enfermeiros docentes e quatro enfermeiros atuantes no gerenciamento de custos em enfermagem avaliaram os aspectos técnicos (Tempo de Resposta e Qualidade de Interface) e pedagógicos (Conteúdo, Atividade, Interação). Estes aspectos tiveram avaliação positiva (acima de 86% de características totalmente atendidas), exceto para o Tempo de Resposta (62% totalmente atendidas e 30% parcialmente atendidas). Os resultados evidenciaram a viabilidade da aplicação do ambiente virtual de aprendizagem para alunos de graduação em enfermagem visando à análise do impacto na aprendizagem sobre gerenciamento de custos de materiais em enfermagem.
doi: 10.5216/ree.v16i2.22161.