Elaboração de telas eletrônicas em um sistema de informação hospitalar utilizando as classificações de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v15i4.20625Palavras-chave:
Diagnóstico de Enfermagem, Processos de Enfermagem, Assistência de Enfermagem, Informática em EnfermagemResumo
O registro eletrônico tem a finalidade de proporcionar maior legibilidade e segurança na documentação das ações do enfermeiro. A utilização das classificações de enfermagem inseridas em um sistema informatizado organiza, uniformiza e resgata os dados essenciais para o planejamento do cuidado individualizado e a avaliação dos resultados advindos das intervenções. O objetivo foi descrever a elaboração das etapas da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) utilizando as Classificações de Enfermagem em um Sistema de Informação Hospitalar (SIH). Um mapeamento cruzado entre o seu conteúdo e o impresso do plano de cuidados da Unidade de Cuidado Semi-Intensiva foi realizado. Planilhas em Excel foram inseridas de acordo com as etapas da sistematização e telas eletrônicas permitiram o registro da avaliação clínica do enfermeiro. A documentação eletrônica proporcionou agilizar e resgatar dados, estimular a acurácia diagnóstica e avaliar as intervenções por meio dos indicadores de resultados.
Descritores: Diagnóstico de Enfermagem; Processos de Enfermagem; Assistência de Enfermagem; Informática em Enfermagem.