Estratégias de ensino das terapias alternativas e complementares na graduação em Enfermagem: revisão integrativa

Autores

  • Natália Chantal Magalhães da Silva Universidade Federal de Alfenas
  • Denise Hollanda Iunes Universidade Federal de Alfenas
  • Zélia Marilda Rodrigues Resck Universidade Federal de Alfenas
  • Mirelle Inácio Soares Universidade Federal de Alfenas
  • Deusdete Inácio de Souza Junior Universidade Federal de Alfenas
  • Neireana Florencio Vieira Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i4.20568

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação Superior, Terapias Complementares

Resumo

A ausência de discussões que forneçam esclarecimentos sobre o ensino das terapias alternativas e complementares durante a graduação em Enfermagem reflete a necessidade de desenvolvimento de pesquisas que abordem a temática. Este estudo objetivou identificar, na literatura científica, estratégias de ensino das terapias alternativas e complementares na graduação em Enfermagem. Utilizou-se da revisão integrativa de literatura como metodologia norteadora. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados SCIENCE DIRECT, LILACS e MEDLINE. De acordo com os artigos que compuseram este estudo, as propostas de ensino para a inserção dessas terapias na área acadêmica são: palestras, cursos teóricos e grupos de discussão; disciplina optativa; inserção de disciplina no currículo e incentivo à pesquisa. Entretanto, são necessários estudos que comprovem a eficácia dessas estratégias para que seja possível inserir no Projeto Político Pedagógico do curso de graduação em Enfermagem esses métodos terapêuticos, possibilitando assim a consolidação de tais práticas.

Descritores: Educação em Enfermagem; Educação Superior; Terapias Complementares.

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Biografia do Autor

Natália Chantal Magalhães da Silva, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), nível Mestrado, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Alfenas, MG, Brasil. E-mail: naty_chantal@hotmail.com.

Denise Hollanda Iunes, Universidade Federal de Alfenas

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Médicas. Professora Adjunta III da UNIFAL-MG. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: deniseiunes@unifal-mg.edu.br.

Zélia Marilda Rodrigues Resck, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta IV da UNIFAL-MG. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: zeliar@unifal-mg.edu.br.

Mirelle Inácio Soares, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira. Discente do PPGENF/UNIFAL-MG, nível Mestrado. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: mirelle_soares83@yahoo.com.br.

Deusdete Inácio de Souza Junior, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeiro. Discente do PPGENF/UNIFAL-MG, nível Mestrado. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: unijunior6@yahoo.com.br.

Neireana Florencio Vieira, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira. Discente do PPGENF/UNIFAL-MG, nível Mestrado. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: naninha_enf@yahoo.com.br.

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Publicado

31/12/2013

Edição

Seção

Artigo de Revisão