Desenvolvimento de casos clínicos para o ensino do raciocínio diagnóstico
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.20564Palavras-chave:
Estudo de Caso, Tecnologia Educacional, Aprendizagem, Educação em EnfermagemResumo
Objetiva-se relatar a elaboração e validação de estudos de caso em enfermagem neonatal adaptados segundo referencial educacional específico. Estudo metodológico desenvolvido em hospital público do estado de São Paulo. Coletaram-se dados de 22 recém-nascidos (15 - verificação de confiabilidade na coleta dos casos), dos quais sete foram adaptados em estudos de caso a partir de seis passos: seleção dos recursos e métodos, objetivos, complexidade, validação das evidências, roteiros e validade do conteúdo. Os objetivos dos casos contemplam o ensino, assistência e qualidade técnica do caso. Sobre a complexidade dos casos, optou-se por elaborá-los considerando as necessidades humanas básicas, raciocínio diagnóstico de Risner e taxonomia II da NANDA-I. A elaboração e validação dos casos a partir de referencial específico colaborou para que os estudos de casos possam se tornar recurso importante na aprendizagem. Percebeu-se lacuna de conhecimento no que se refere à validação de estudos de caso para o ensino.
Descritores: Estudo de Caso; Tecnologia Educacional; Aprendizagem; Educação em Enfermagem.