Desenvolvimento de casos clínicos para o ensino do raciocínio diagnóstico

Autores

  • Fernanda dos Santos Nogueira Góes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Célia Barcellos Dalri Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Luciana Mara Monti Fonseca Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Silvia Rita Marin da Silva Canini Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Carmen Gracinda Silvan Scochi Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.20564

Palavras-chave:

Estudo de Caso, Tecnologia Educacional, Aprendizagem, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetiva-se relatar a elaboração e validação de estudos de caso em enfermagem neonatal adaptados segundo referencial educacional específico. Estudo metodológico desenvolvido em hospital público do estado de São Paulo. Coletaram-se dados de 22 recém-nascidos (15 - verificação de confiabilidade na coleta dos casos), dos quais sete foram adaptados em estudos de caso a partir de seis passos: seleção dos recursos e métodos, objetivos, complexidade, validação das evidências, roteiros e validade do conteúdo. Os objetivos dos casos contemplam o ensino, assistência e qualidade técnica do caso. Sobre a complexidade dos casos, optou-se por elaborá-los considerando as necessidades humanas básicas, raciocínio diagnóstico de Risner e taxonomia II da NANDA-I. A elaboração e validação dos casos a partir de referencial específico colaborou para que os estudos de casos possam se tornar recurso importante na aprendizagem. Percebeu-se lacuna de conhecimento no que se refere à validação de estudos de caso para o ensino.

Descritores: Estudo de Caso; Tecnologia Educacional; Aprendizagem; Educação em Enfermagem.

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Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Nogueira Góes, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora Enfermagem em Saúde Pública. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: fersngoes@eerp.usp.br.

Maria Célia Barcellos Dalri, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Associada da EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: macdalri@eerp.usp.br.

Luciana Mara Monti Fonseca, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Saúde Pública. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: lumonti@eerp.usp.br.

Silvia Rita Marin da Silva Canini, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: canini@eerp.usp.br.

Carmen Gracinda Silvan Scochi, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Livre-Docente. Professora Titular da EERP/USP. Bolsista Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq. Coordenadora da Área de Enfermagem na CAPES. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: cscochi@eerp.usp.br.

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Publicado

31/03/2014

Edição

Seção

Artigo Original