Experiências de integração ensino-serviço no processo de formação profissional em saúde: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.20132Palavras-chave:
Serviços de Integração Docente-Assistencial, Formação de Recursos Humanos, Educação SuperiorResumo
O presente trabalho versa sobre o tema da integração ensino-serviço no processo de formação profissional na saúde. O objetivo foi caracterizar, em estudos científicos indexados em bases de dados, os avanços e os desafios de integração ensino-serviço no processo de formação em saúde. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura a partir da busca por artigos publicados entre os anos de 2005 e 2013 em periódicos científicos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde. A amostra final foi constituída por 18 publicações. As experiências de integração ensino-serviço promovem avanços na aproximação entre universidades e instituições de saúde, na reorganização do ensino e da assistência à saúde e em relação à educação permanente. Contudo, persistem desafios a serem superados, sobretudo no compartilhamento de objetivos e no estreitamento das relações com base no diálogo.
Descritores: Serviços de Integração Docente-Assistencial; Formação de Recursos Humanos; Educação Superior.