Avaliação da qualidade de cuidados de enfermagem em hospital privado

Autores

  • Graziela Caldana
  • Carmen Silvia Gabriel Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Fernanda Ludmila Rossi Rocha Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Andrea Bernardes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Lucilena Françolin Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Daniele Bernardi da Costa Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i4.19655

Palavras-chave:

Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde, Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde, Serviço Hospitalar de Enfermagem

Resumo

Estudo objetivou avaliar a qualidade dos cuidados de enfermagem em um hospital privado tendo por base indicadores de estrutura, processo e resultados por meio da observação direta de pacientes e da análise de prontuários utilizando um instrumento de registro de busca ativa. Realizou-se 375 observações e utilizou-se a estatística descritiva para verificar o percentual de adequação dos cuidados observados ao padrão de qualidade proposto para os indicadores. Dos 12 indicadores avaliados, três apresentaram-se dentro do índice de conformidade ideal: “pacientes com infusão venosa sem lesões cutâneas pós-infiltrativas”, “sondas vesicais de demora com fixação adequada” e “prescrição checada de forma completa”. Os demais receberam índices de conformidade inferiores ao preconizado, mas nenhum abaixo de 85%. O levantamento dos indicadores avaliados nesta pesquisa pode instrumentalizar os enfermeiros para a construção de parâmetros para identificar e avaliar a qualidade da assistência prestada do ponto de vista dos processos assistenciais.

Descritores: Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Serviço Hospitalar de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Caldana

Enfermeira. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: graziela.caldana@usp.br.

Carmen Silvia Gabriel, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Publica. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: cgabriel@eerp.usp.br.

Fernanda Ludmila Rossi Rocha, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: ferocha@eerp.usp.br.

Andrea Bernardes, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: andreab@eerp.usp.br.

Lucilena Françolin, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: lucilena@usp.br.

Daniele Bernardi da Costa, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, nível Mestrado, da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: danielebernardi@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2013

Como Citar

1.
Caldana G, Gabriel CS, Rocha FLR, Bernardes A, Françolin L, Costa DB da. Avaliação da qualidade de cuidados de enfermagem em hospital privado. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2013 [citado 25º de maio de 2022];15(4):915-22. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/19655

Edição

Seção

Artigo Original