A liderança do enfermeiro no contexto dos serviços de urgência e emergência
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.19615Palavras-chave:
Liderança, Socorro de Urgência, Enfermagem em Emergência, Pesquisa em Administração de Enfermagem, Gerenciamento da Prática ProfissionalResumo
O estudo objetivou analisar as contribuições das pesquisas sobre liderança em enfermagem no contexto dos serviços de urgência/emergência no período de 2001 a 2012. Trata-se de Revisão Integrativa da Literatura, sendo incluídos estudos indexados no banco de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Systems Online (MEDLINE) e SCOPUS. As publicações foram agrupadas em três categorias: “Estilos de liderança exercidos por enfermeiros de unidade de emergência”; “A liderança como estratégia para melhoria do gerenciamento da assistência de enfermagem”; “O desenvolvimento da liderança do enfermeiro no serviço de urgência e emergência”. Grande parte das publicações tem baixo nível de evidência e está indexada em periódicos internacionais, revelando a necessidade de investimento pela comunidade científica nacional. Conclui-se que as teorias mais utilizadas pelos enfermeiros são: situacional e transformacional. É necessário investimento na comunicação e formação dos enfermeiros para o exercício da liderança.
Descritores: Liderança; Socorro de Urgência; Enfermagem em Emergência; Pesquisa em Administração de Enfermagem; Gerenciamento da Prática Profissional.