Reação de graduandos e pós-graduandos aos procedimentos instrucionais utilizados em disciplinas semipresenciais

Autores

  • Henry Maia Peixoto Universidade de Brasília
  • Mariana Maia Peixoto Universidade Federal da Paraíba
  • Elioenai Dornelles Alves Universidade de Brasília
  • Maria Cristina Soares Rodrigues Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i4.19132

Palavras-chave:

Educação a Distância, Educação Superior, Aprendizagem, Avaliação Educacional

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar as reações de graduandos e pós-graduandos aos procedimentos instrucionais utilizados em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Pesquisa exploratória de abordagem quantitativa realizada em uma universidade pública em que participaram concluintes de disciplinas semipresenciais de graduação e pós-graduação, que versavam sobre educação e promoção da saúde. Entre os 19 procedimentos instrucionais avaliados, 15 (78,9%) não apresentaram diferenças estatisticamente significantes entre os níveis acadêmicos. A maioria das variáveis, tanto entre graduandos (78,9%) quanto entre pós-graduandos (89,5%), apresentaram médias e medianas superiores a 7 em uma escala que variou de 0 (péssimo) a 10 (excelente). Portanto, pode-se concluir que ambos os grupos reagiram de forma semelhante aos procedimentos instrucionais e manifestaram opiniões satisfatórias sobre os mesmos. A compreensão sobre esses aspectos poderá subsidiar o desenho de disciplinas que utilizam procedimentos instrucionais adequados a alunos do ensino superior.

Descritores: Educação a Distância; Educação Superior; Aprendizagem; Avaliação Educacional.

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Biografia do Autor

Henry Maia Peixoto, Universidade de Brasília

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical, nível Doutorado, da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil. E-mail: henrymaiap9@gmail.com.

Mariana Maia Peixoto, Universidade Federal da Paraíba

Discente do curso de graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: marianap.maia@gmail.com.

Elioenai Dornelles Alves, Universidade de Brasília

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Titular da UnB. Brasília, DF, Brasil. E-mail: elioenai@unb.br.

Maria Cristina Soares Rodrigues, Universidade de Brasília

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Associada da UnB. Brasília, DF, Brasil. E-mail: mcsoares@unb.br.

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Publicado

31/12/2013

Como Citar

1.
Peixoto HM, Peixoto MM, Alves ED, Rodrigues MCS. Reação de graduandos e pós-graduandos aos procedimentos instrucionais utilizados em disciplinas semipresenciais. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2013 [citado 19º de maio de 2022];15(4):897-904. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/19132

Edição

Seção

Artigo Original