Reação de graduandos e pós-graduandos aos procedimentos instrucionais utilizados em disciplinas semipresenciais
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v15i4.19132Palavras-chave:
Educação a Distância, Educação Superior, Aprendizagem, Avaliação EducacionalResumo
Este estudo teve por objetivo investigar as reações de graduandos e pós-graduandos aos procedimentos instrucionais utilizados em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Pesquisa exploratória de abordagem quantitativa realizada em uma universidade pública em que participaram concluintes de disciplinas semipresenciais de graduação e pós-graduação, que versavam sobre educação e promoção da saúde. Entre os 19 procedimentos instrucionais avaliados, 15 (78,9%) não apresentaram diferenças estatisticamente significantes entre os níveis acadêmicos. A maioria das variáveis, tanto entre graduandos (78,9%) quanto entre pós-graduandos (89,5%), apresentaram médias e medianas superiores a 7 em uma escala que variou de 0 (péssimo) a 10 (excelente). Portanto, pode-se concluir que ambos os grupos reagiram de forma semelhante aos procedimentos instrucionais e manifestaram opiniões satisfatórias sobre os mesmos. A compreensão sobre esses aspectos poderá subsidiar o desenho de disciplinas que utilizam procedimentos instrucionais adequados a alunos do ensino superior.
Descritores: Educação a Distância; Educação Superior; Aprendizagem; Avaliação Educacional.