Humanização na teoria e na prática: a construção do agir de uma equipe de enfermeiros

Autores

  • Nara Elizia Souza Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Lizete Malagoni Almeida Cavalcante Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Roselma Lucchese Universidade Federal de Goiás
  • Giane Cristina Alvarenga Universidade Federal de Goiás
  • Virgínia Visconde Brasil Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i2.17916

Palavras-chave:

Humanização da Assistência, Enfermagem, Unidade de Terapia Intensiva

Resumo

doi: 10.5216/ree.v15i2.17916 - http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.17916.

RESUMO

Pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa, desenvolvida em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pública de Goiânia-GO, cujo objetivo foi descrever como o saber e o fazer (conceito e prática) humanização da assistência vêm sendo constituídos pelos enfermeiros desta UTI, que integram uma equipe em processo contínuo de formação e estudo científico. A coleta de dados ocorreu em 2011, com sete dos enfermeiros da UTI, por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas, transcritas e categorizadas por análise de conteúdo, resultando nas categorias “O Conceito de humanização” e “O fazer no cotidiano da terapia intensiva”. Os enfermeiros conhecem o conceito e sabem como realizar a prática humanizada mas ainda não aplicam esse conhecimento a todas as situações, atribuindo a responsabilidade por isso a fatores externos a si mesmos. É necessário identificar os pontos de estrangulamento nesse processo para ajudar no planejamento das intervenções necessárias para produzir mudanças efetivas no comportamento desses profissionais.

Descritores: Humanização da Assistência; Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Elizia Souza Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira da UTI Médica do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, GO, Brasil. E-mail: naraelizia@bol.com.br.

Lizete Malagoni Almeida Cavalcante Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: lizete@fen.ufg.br.

Roselma Lucchese, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunto da UFG/Campus Catalão. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: roselmalucchese@hotmail.com.

Giane Cristina Alvarenga, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Gerente de Enfermagem da UTI Médica do HC/UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: gianealvarenga@ig.com.br.

Virgínia Visconde Brasil, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: virginia@fen.ufg.br.

Downloads

Publicado

30/06/2013

Como Citar

1.
Oliveira NES, Oliveira LMAC, Lucchese R, Alvarenga GC, Brasil VV. Humanização na teoria e na prática: a construção do agir de uma equipe de enfermeiros. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2013 [citado 23º de maio de 2022];15(2):334-43. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/17916

Edição

Seção

Artigo Original