Jogo educativo na promoção da saúde de adolescentes: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.17814Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Jogos e Brinquedos, Adolescentes, EnfermagemResumo
RESUMO
Revisão integrativa com objetivo de identificar os domínios da promoção da saúde definidos na conferência de Galway em artigos que utilizam jogos educativos para promoção da saúde em adolescentes. Foi realizada coleta de dados em novembro de 2011, em consulta em bases de dados, obedecendo aos critérios de inclusão: possuir como temática central o uso de jogo educativo para promoção da saúde do adolescente; estar disponível eletrônica e gratuitamente na íntegra; ser classificado como artigo original ou relato de experiência; divulgação em inglês, espanhol ou português; indexado nas bases de dados CINAHL, PubMed, LILACS, Cochrane e Scopus. Foram analisados nove artigos conforme os sete domínios: Catalisar Mudança, Liderança, Avaliação, Planejamento, Implementação, Advocacia, Parceria. Destes, Catalisar Mudança e Implementação foram identificados em todos os estudos. Advocacia foi o único não identificado em nenhum artigo. Apesar da importância dos domínios para promoção da saúde eficaz, nem todos se encontram contemplados nas pesquisas investigadas.
Descritores: Promoção da Saúde; Jogos e Brinquedos; Adolescentes; Enfermagem.