Jogo educativo na promoção da saúde de adolescentes: revisão integrativa

Autores

  • Monaliza Ribeiro Mariano Universidade Federal do Ceará
  • Ana Karina Bezerra Pinheiro Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem
  • Priscila de Souza Aquino Universidade Federal do Ceará
  • Lorena Barbosa Ximenes Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem
  • Lorita Marlena Freitag Pagliuca Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.17814

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Jogos e Brinquedos, Adolescentes, Enfermagem

Resumo

RESUMO

Revisão integrativa com objetivo de identificar os domínios da promoção da saúde definidos na conferência de Galway em artigos que utilizam jogos educativos para promoção da saúde em adolescentes. Foi realizada coleta de dados em novembro de 2011, em consulta em bases de dados, obedecendo aos critérios de inclusão: possuir como temática central o uso de jogo educativo para promoção da saúde do adolescente; estar disponível eletrônica e gratuitamente na íntegra; ser classificado como artigo original ou relato de experiência; divulgação em inglês, espanhol ou português; indexado nas bases de dados CINAHL, PubMed, LILACS, Cochrane e Scopus. Foram analisados nove artigos conforme os sete domínios: Catalisar Mudança, Liderança, Avaliação, Planejamento, Implementação, Advocacia, Parceria. Destes, Catalisar Mudança e Implementação foram identificados em todos os estudos. Advocacia foi o único não identificado em nenhum artigo. Apesar da importância dos domínios para promoção da saúde eficaz, nem todos se encontram contemplados nas pesquisas investigadas.

Descritores: Promoção da Saúde; Jogos e Brinquedos; Adolescentes; Enfermagem.

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Biografia do Autor

Monaliza Ribeiro Mariano, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), nível Doutorado. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: monalizamariano@yahoo.com.br.

Ana Karina Bezerra Pinheiro, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada I da Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem (FFOE) da UFC. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: anakarinaufc@hotmail.com.

Priscila de Souza Aquino, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC, nível Pós-Doutorado. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: priscilapetenf@gmail.com.

Lorena Barbosa Ximenes, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada II da FFOE/UFC. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: ibximenes2005@uol.com.br.

Lorita Marlena Freitag Pagliuca, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da FFOE/UFC. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: pagliuca@ufc.br.

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Publicado

31/03/2013

Edição

Seção

Artigo de Revisão