Análise da produção científica nacional sobre a utilização de grupos na reabilitação de mastectomizadas

Autores

  • Edilaine Assunção Caetano
  • Marislei Sanches Panobianco Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Clícia Valim Cortês Gradim Universidade Federal de Alfenas, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i4.17112

Palavras-chave:

Mastectomia, Grupos de Auto-Ajuda, Enfermagem em Reabilitação, Serviços de Reabilitação.

Resumo

Revisão integrativa da literatura que objetivou identificar as evidências disponíveis na literatura científica nacional sobre a temática de grupos de reabilitação para mulheres mastectomizadas O referencial teórico utilizado foi a Prática Baseada em Evidências, utilizando a questão norteadora: qual a temática das publicações sobre grupos de reabilitação para mulheres com câncer de mama? As bases acessadas foram: LILACS, BDENF e MEDLINE, com os descritores controlados “mastectomia”, “grupos de autoajuda”, “enfermagem em reabilitação” ou “serviços de reabilitação”, sendo selecionados cinco estudos. Resultados evidenciaram que a inserção de mulheres com câncer de mama em grupos colabora substancialmente para sua reabilitação integral, ou seja, física, psíquica e social. Apesar de não fornecer evidências científicas consideradas fortes, o estudo permitiu a identificação de um conjunto de variáveis que auxiliarão na abordagem a esta clientela, melhorando assim a qualidade da assistência a mulheres mastectomizadas.

Descritores: Mastectomia; Grupos de Auto-Ajuda; Enfermagem em Reabilitação; Serviços de Reabilitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilaine Assunção Caetano

Enfermeira, Mestre em Enfermagem em Saúde Pública. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: dipatinga@hotmail.com.

Marislei Sanches Panobianco, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: marislei@eerp.usp.br.

Clícia Valim Cortês Gradim, Universidade Federal de Alfenas, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: cliciagradim@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2012

Como Citar

1.
Caetano EA, Panobianco MS, Gradim CVC. Análise da produção científica nacional sobre a utilização de grupos na reabilitação de mastectomizadas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2012 [citado 28º de maio de 2022];14(4):965-73. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/17112

Edição

Seção

Artigo de Revisão