Construção de saberes interdisciplinares em redes: limites e possibilidades de um grupo de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.16957Palavras-chave:
Grupos de Pesquisa, Educação em Enfermagem, Comunicação Interdisciplinar, Rede SocialResumo
RESUMO
O objetivo deste estudo foi conhecer como se configuram os vínculos entre o Núcleo de Estudo, Ensino e Pesquisa do Programa de Assistência Primária de Saúde Escolar e as instituições envolvidas na atenção às crianças e aos adolescentes, assim como nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, que teve como campo o Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. A coleta de dados foi realizada por meio do mapeamento dos vínculos da rede institucional externa e os sujeitos foram nove membros do núcleo. Constatou-se a fragilidade ou inexistência de articulação com parceiros nos extremos de distância geográfica, sendo os mais próximos outros núcleos da Escola e os mais distantes, as instituições internacionais. O aumento dos vínculos significativos, visando ao fortalecimento da rede, constitui-se em grande desafio para o núcleo.
Descritores: Grupos de Pesquisa; Educação em Enfermagem; Comunicação Interdisciplinar; Rede Social.