Utilização do rádio pelo enfermeiro como estratégia em educação em saúde: uma revisão integrativa

Autores

  • Andréa Loureiro Roges UFPE
  • Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco
  • Eloine Nascimento de Alencar Universidade Federal de Pernambuco
  • Ricardo Alexandre Muniz

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.16711

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Enfermagem, Meios de Comunicação de Massa, Rádio

Resumo

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi identificar as evidências da utilização do rádio pelo enfermeiro como estratégia educativa em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que utilizou como bases de busca a MEDLINE, LILACS e área especializada Cidsaúde, restringindo-se a artigos publicados entre 2000 e 2011 que contemplassem o uso do rádio por Enfermeiros como estratégia para as ações educativas em saúde. Nove artigos selecionados foram avaliados quanto à abordagem metodológica e nível de evidência. Os resultados revelaram que o rádio apresenta-se como um recurso capaz de estabelecer espaços dialógicos com a comunidade a partir de suas realidades culturais, além de estimular suas percepções e comportamentos. Conclui-se que o rádio permite inovar as ações de cuidados de Enfermagem, além de promover um espaço interativo entre os saberes populares e a lógica do conhecimento técnico-científico.

Descritores: Educação em Saúde; Enfermagem; Meios de Comunicação de Massa; Rádio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Loureiro Roges, UFPE

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Recife, PE, Brasil. E-mail: deiaroges@gmail.com.

Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Doutora em Antropologia. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, PE, Brasil. E-mail: emr.vasconcelos@gmail.com.

Eloine Nascimento de Alencar, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Adjunto da UFPE. Recife, PE, Brasil. E-mail: eloinealencar@yahoo.com.br.

Ricardo Alexandre Muniz

Jornalista. Recife, PE, Brasil. E-mail: ricardojornalista@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31/03/2013

Como Citar

1.
Roges AL, Vasconcelos EMR de, Alencar EN de, Muniz RA. Utilização do rádio pelo enfermeiro como estratégia em educação em saúde: uma revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2013 [citado 23º de maio de 2022];15(1):274-81. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/16711

Edição

Seção

Artigo de Revisão