Diagnósticos e intervenções de enfermagem em vítimas de trauma durante atendimento pré-hospitalar utilizando a CIPE®

Autores

  • Thaís Honório Lins Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia
  • Ana Xênia Buarque Coelho de Lima
  • Regina Célia Sales Santos Veríssimo Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia
  • Janine Melo de Olievira Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.16503

Palavras-chave:

Enfermagem em Emergência, Terminologia, Diagnóstico de Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Atendimento de Emergência Pré-hospitalar.

Resumo

O presente estudo de abordagem descritiva e quantitativa teve como objetivo identificar diagnósticos e intervenções de enfermagem baseados na CIPE® versão 2011 em vítimas de trauma atendidas por um serviço de atendimento móvel pré-hospitalar em Maceió-AL durante julho de 2010. Foram formulados 33 diagnósticos e 14 intervenções. Destacam-se os diagnósticos “ferida por arma de fogo atual” e “sistema cardiovascular e respiratório comprometido” por evidenciarem a natureza dos agravos atendidos pelo serviço. Entre as intervenções sobressaem-se: “implementar oxigenoterapia por máscara de oxigênio” e “restabelecer sistema cardiovascular e respiratório com manobras de ressuscitação”. Conclui-se que a identificação de diagnósticos e intervenções de enfermagem CIPE® mais frequentes em vítimas de trauma durante atendimento pré-hospitalar pode contribuir em cuidados mais direcionados e sistematizados, além de favorecer a documentação de enfermagem.

Descritores: Enfermagem em Emergência; Terminologia; Diagnóstico de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Atendimento de Emergência Pré-hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Honório Lins, Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da RENORBIO (PPGB-Renorbio), nível Doutorado. Professor Auxiliar da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (ESENFAR/UFAL). Maceió, AL, Brasil. E-mail: honoriothais@gmail.com.

Ana Xênia Buarque Coelho de Lima

Enfermeira. Maceió, AL, Brasil. E-mail: xeninha18@hotmail.com.

Regina Célia Sales Santos Veríssimo, Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do PPGB-Renorbio, nível Doutorado. Professor Assistente da ESENFAR/UFAL. Maceió, AL, Brasil. E-mail: salesregina@hotmail.com.

Janine Melo de Olievira, Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professora Auxiliar da ESENFAR/UFAL. Maceió, AL, Brasil. E-mail: nine.melo@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/03/2013

Como Citar

1.
Lins TH, Lima AXBC de, Veríssimo RCSS, Olievira JM de. Diagnósticos e intervenções de enfermagem em vítimas de trauma durante atendimento pré-hospitalar utilizando a CIPE®. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2013 [citado 23º de maio de 2022];15(1):34-43. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/16503

Edição

Seção

Artigo Original