O ensino em grupo do processo de aplicação de insulina

Autores

  • Jéssica Magalhães Felipe Batista Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Tânia Alves Canata Becker Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Lucia Zanetti Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Carla Regina de Souza Teixeira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.16179

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Enfermagem, Insulina, Educação em Saúde, Estrutura de Grupo

Resumo

RESUMO

O presente estudo teve por objetivo analisar a habilidade da pessoa com diabetes mellitus (DM) em realizar o processo de aplicação de insulina antes e após o ensino em grupo desse procedimento. A coleta de dados se deu pela aplicação de um instrumento em forma de check list, que avaliou a habilidade inicial da pessoa com DM em relação ao processo. Posteriormente, foi realizada uma intervenção educativa em grupo, sendo aplicado novamente o mesmo instrumento para avaliação da habilidade final. Os dados obtidos foram armazenados em um banco de dados e submetidos à análise estatística. Os resultados mostraram que a maioria das pessoas apresentou dúvidas em quase todas as etapas do processo de aplicação de insulina, não realizando algumas etapas essenciais ou executando-as de forma errada. Após a intervenção educativa houve aumento dos acertos, evidenciando que a atividade contribui para o autocuidado no tratamento insulinoterápico.

Descritores: Diabetes Mellitus; Enfermagem; Insulina; Educação em Saúde; Estrutura de Grupo.

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Biografia do Autor

Jéssica Magalhães Felipe Batista, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: jessica.batista@usp.br.

Tânia Alves Canata Becker, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamenta da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: taniacanata@gmail.com.

Maria Lucia Zanetti, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Livre Docente da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: zanetti@eerp.usp.br.

Carla Regina de Souza Teixeira, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Livre Docente da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: carlarst@eerp.usp.br.

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Publicado

31/03/2013

Edição

Seção

Artigo Original