Avaliação do treinamento “Prevenção e tratamento de Úlcera por Pressão” ministrado à equipe de enfermagem

Autores

  • Ligia Fumiko Minami Universiade de São Paulo, Hospital Universitário
  • Patricia Tavares dos Santos Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Cláudia Regina Seraphim Ferrari Universiade de São Paulo, Hospital Universitário
  • Maria Helena Trench Ciampone Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Jussara Tolardo Messas Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Vera Lucia Mira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.16035

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação, Recursos Humanos

Resumo

Considerando a importância da assistência de enfermagem e a avaliação de ações educativas, este estudo quantitativo, do tipo exploratório-descritivo, teve como objetivo avaliar a reação e aprendizagem dos participantes do treinamento “Prevenção e Tratamento de Úlcera por Pressão”, ministrado a auxiliares e técnicos de enfermagem do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Por meio de estatística descritiva e inferencial, foram analisados 96 avaliações de reação e da aprendizagem. Dentre os principais resultados, observamos que os participantes ficaram satisfeitos com o treinamento e que houve aumento significante do conhecimento no momento pós-treinamento. Não foi encontrada relação entre as variáveis nota e unidade de trabalho e foi constatada a relação entre turno e participação. Este estudo recomenda a ampliação da metodologia de avaliação de treinamento e oferece informações para análise de critérios e identificação de variáveis preditoras de resultados das ações educativas.

Descritores: Enfermagem; Educação; Recursos Humanos.

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Biografia do Autor

Ligia Fumiko Minami, Universiade de São Paulo, Hospital Universitário

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Diretor Técnico do Serviço de Apoio Educacional do Hospital Universitário da Universiade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: ligiafm@hu.usp.br.

Patricia Tavares dos Santos, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação Gerenciamento em Enfermagem, nível Mestrado, da Escola de Enfermagem da USP (PPGEN/EE/USP). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: patricia.tavares.santos@usp.br.

Cláudia Regina Seraphim Ferrari, Universiade de São Paulo, Hospital Universitário

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Serviço de Apoio Educacional do Hospital Universitário da USP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: de@hu.usp.br.

Maria Helena Trench Ciampone, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da EE/USP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: mhciamp@usp.br.

Jussara Tolardo Messas, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira. Discente do PPGEN/EE/USP, nível Mestrado. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: jussaramessas@gmail.com.

Vera Lucia Mira, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da EE/USP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: vlmirag@usp.br.

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Publicado

30/09/2012

Edição

Seção

Artigo Original