Promoção de saúde nas escolas na perspectiva de professores do ensino fundamental

Autores

  • Gabriela Maria Cavalcanti Costa Universidade Estadual da Paraíba
  • Vagner Martins Cavalcanti Universidade Estadual da Paraíba
  • Mayara Lima Barbosa Universidade Estadual da Paraíba
  • Suely Deysny de Matos Celino
  • Inácia Sátiro Xavier de França Universidade Estadual da Paraíba
  • Francisco Stélio de Sousa Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i2.15769

Palavras-chave:

Enfermagem, Promoção da Saúde, Saúde Escolar.

Resumo

doi: 10.5216/ree.v15i2.15769 - http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.15769

 

RESUMO

Para caracterizar atividades de Promoção da Saúde desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental de três escolas públicas na Paraíba, realizou-se estudo descritivo, de natureza qualitativa, desenvolvido em 2010. Foram entrevistados 32 professores. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e agrupados em categorias temáticas. Emergiram as seguintes categorias: conhecimentos teóricos acerca da promoção da saúde e a prática da promoção da saúde nas escolas, esta segunda ainda encampou as subcategorias: o planejamento das ações de promoção da saúde nas escolas, ações escolares de promoção da saúde, avaliação escolar das ações de promoção da saúde e expectativas dos professores para a execução de ações de promoção da saúde. Dessa forma, a promoção da saúde precisa ser abordada de forma transversal, integrada e intersetorial, com diálogo entre educação e saúde, compondo redes de compromisso e co-responsabilidade para a mobilização de ações. O enfermeiro precisa participar da rede social de apoio.

Descritores: Enfermagem; Promoção da Saúde; Saúde Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Maria Cavalcanti Costa, Universidade Estadual da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: gabymcc@bol.com.br.

Vagner Martins Cavalcanti, Universidade Estadual da Paraíba

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da UEPB. Bolsista PIBIC. Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: vaguinho_mc@hotmail.com.

Mayara Lima Barbosa, Universidade Estadual da Paraíba

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da UEPB. Bolsista PIBIC. Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: may.lb@hotmail.com.

Suely Deysny de Matos Celino

Enfermeira. Mestre em Saúde Pública. Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: deysny@hotmail.com.

Inácia Sátiro Xavier de França, Universidade Estadual da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da UEPB. Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: isxf@oi.com.br.

Francisco Stélio de Sousa, Universidade Estadual da Paraíba

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Doutor da UEPB. Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: stelio_uepb@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30/07/2013

Edição

Seção

Artigo Original