Promoção de saúde nas escolas na perspectiva de professores do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v15i2.15769Palavras-chave:
Enfermagem, Promoção da Saúde, Saúde Escolar.Resumo
doi: 10.5216/ree.v15i2.15769 - http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.15769
RESUMO
Para caracterizar atividades de Promoção da Saúde desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental de três escolas públicas na Paraíba, realizou-se estudo descritivo, de natureza qualitativa, desenvolvido em 2010. Foram entrevistados 32 professores. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e agrupados em categorias temáticas. Emergiram as seguintes categorias: conhecimentos teóricos acerca da promoção da saúde e a prática da promoção da saúde nas escolas, esta segunda ainda encampou as subcategorias: o planejamento das ações de promoção da saúde nas escolas, ações escolares de promoção da saúde, avaliação escolar das ações de promoção da saúde e expectativas dos professores para a execução de ações de promoção da saúde. Dessa forma, a promoção da saúde precisa ser abordada de forma transversal, integrada e intersetorial, com diálogo entre educação e saúde, compondo redes de compromisso e co-responsabilidade para a mobilização de ações. O enfermeiro precisa participar da rede social de apoio.
Descritores: Enfermagem; Promoção da Saúde; Saúde Escolar.