O homem também fala: o climatério feminino na ótica masculina

Autores

  • Marinês Tambara Leite Universidade Federal de Santa Maria
  • Alexandra Taschetto Universidade Federal de Santa Maria
  • Leila Mariza Hildebrandt Universidade Federal de Santa Maria
  • Isabel Cristina Pacheco Van der Sand Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i2.15424

Palavras-chave:

Enfermagem, Climatério, Saúde da Mulher

Resumo

doi: 10.5216/ree.v15i2.15424 - http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.15424.

RESUMO

Estudo cujo objetivo foi compreender a percepção de homens acerca do climatério feminino. Pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, da qual participaram dez companheiros de mulheres que vivenciam o climatério. Os dados foram coletados por meio de entrevista, analisados segundo os preceitos da análise de conteúdo. O material foi agrupado em uma categoria de análise que versa sobre modificações ocorridas na vida da mulher em decorrência do climatério na percepção de seu companheiro. Estes identificam os sintomas clínicos relacionados ao climatério, destacando-se a perda da libido, irritabilidade e fogachos. Mencionam que o relacionamento conjugal se mantém, porém possuem pouca tolerância diante das repercussões advindas dos sintomas climatéricos de suas companheiras. Os profissionais de enfermagem devem direcionar intervenções no sentido de, também, orientar os homens acerca das alterações orgânicas e psíquicas decorrentes do climatério vivenciadas por suas mulheres para que possam compreender essa situação e aprender a lidar com ela.

Descritores: Enfermagem; Climatério; Saúde da Mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinês Tambara Leite, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Doutora em Gerontologia Biomédica. Professora Adjunto II da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Palmeira das Missões, RS, Brasil. E-mail: tambaraleite@yahoo.com.br.

Alexandra Taschetto, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Palmeira das Missões, RS, Brasil. E-mail: alexsandra.taschetto@bol.com.br.

Leila Mariza Hildebrandt, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professora Assistente da UFSM. Palmeira das Missões, RS, Brasil. E-mail: leilahildebrandt@yahoo.com.br.

Isabel Cristina Pacheco Van der Sand, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Assistente da UFSM. Palmeira das Missões, RS, Brasil. E-mail: isabelvan@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/06/2013

Como Citar

1.
Leite MT, Taschetto A, Hildebrandt LM, Van der Sand ICP. O homem também fala: o climatério feminino na ótica masculina. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2013 [citado 18º de abril de 2024];15(2):344-51. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/15424

Edição

Seção

Artigo Original