Construção e validação de afirmativas de diagnósticos de enfermagem para adolescentes hospitalizados

Autores

  • Daniela Karina Marques Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Miriam Lima Nóbrega Universidade Federal da Paraíba
  • Kenya Lima Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.15265

Palavras-chave:

Assistência de Enfermagem, Adolescente Hospitalizado, Processos de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem

Resumo

Este  estudo objetivou desenvolver afirmativas de diagnósticos de enfermagem a partir dos indicadores clínicos das Necessidades Humanas Básicas identificadas em adolescentes hospitalizados, utilizando a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®). Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, realizada na Clínica Pediátrica de um Hospital Escola. A amostra foi composta por enfermeiras assistenciais e docentes atuantes na Clínica. Após revisão da literatura foram consideradas 33 necessidades, sendo identificados 484 indicadores empíricos para adolescentes hospitalizados, os quais foram validados, resultando em 319 indicadores, sendo 200 nas necessidades psicobiológicas, 116 nas necessidades psicossociais e 3 na necessidade psicoespiritual. Em seguida foram validadas 60 afirmativas de diagnósticos de enfermagem utilizando a CIPE®. Conclui-se que o desenvolvimento de afirmativas de diagnósticos de enfermagem para adolescentes hospitalizados contribui para atender de forma mais específica as suas necessidades, bem como para o avanço na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no hospital pesquisado.

Descritores: Assistência de Enfermagem; Adolescente Hospitalizado; Processos de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Karina Marques, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira assistencial do Hospital Universitário Lauro Wandeley da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da FACENE. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail:  danielaantao@hotmail.com.

Maria Miriam Lima Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da UFPB. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: miriam@ccs.ufpb.br.

Kenya Lima Silva, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Assistente da UFPB. Enfermeira assistencial do Hospital Universitário Lauro Wandeley da UFPB. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: kenya.lima@ig.com.br.

Downloads

Publicado

30/09/2012

Como Citar

1.
Marques DK, Nóbrega MML, Silva KL. Construção e validação de afirmativas de diagnósticos de enfermagem para adolescentes hospitalizados. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 26º de junho de 2022];14(3):626-33. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/15265

Edição

Seção

Artigo Original