Educação em saúde no controle da tuberculose: perspectiva de profissionais da estratégia Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.15246Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em Saúde, Tuberculose, Saúde da FamíliaResumo
RESUMO
O objetivo deste estudo foi analisar as ações de educação em saúde desenvolvidas por equipes da estratégia Saúde da Família para o controle da tuberculose. Foram realizados sete grupos focais, com participação de 37 profissionais. A pesquisa foi desenvolvida em município paraibano, considerado prioritário para o Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Utilizou-se para análise dos dados a técnica da análise de conteúdo, modalidade temática, com fundamentação teórica no referencial freiriano da Educação Libertadora. Verificou-se que as ações educativas foram pontuais e pouco expressivas no processo de trabalho das equipes, sendo predominantemente norteadas pelo modelo de educação tradicional. As concepções de educação relacionam-se à transmissão de informações e distanciam-se de uma abordagem dialógica, com ganhos de autonomia e capacidade crítico-analítica do processo saúde-doença-cuidado. Identificou-se pouco avanço no controle da TB, no campo da educação em saúde, em razão da limitação de recursos humanos qualificados e frágil mobilização social.
Descritores: Enfermagem; Educação em Saúde; Tuberculose; Saúde da Família.