Educação em saúde no controle da tuberculose: perspectiva de profissionais da estratégia Saúde da Família

Autores

  • Lenilde Duarte de Sá Universidade Federal da Paraíba
  • Anna Luíza Castro Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Juliana Barbosa do Carmo
  • Káren Mendes Jorge de Souza
  • Pedro Fredemir Palha Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Rayanne Santos Alves
  • Séfora Luana Evangelista de Andrade Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.15246

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Saúde, Tuberculose, Saúde da Família

Resumo

RESUMO

O objetivo deste estudo foi analisar as ações de educação em saúde desenvolvidas por equipes da estratégia Saúde da Família para o controle da tuberculose. Foram realizados sete grupos focais, com participação de 37 profissionais. A pesquisa foi desenvolvida em município paraibano, considerado prioritário para o Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Utilizou-se para análise dos dados a técnica da análise de conteúdo, modalidade temática, com fundamentação teórica no referencial freiriano da Educação Libertadora. Verificou-se que as ações educativas foram pontuais e pouco expressivas no processo de trabalho das equipes, sendo predominantemente norteadas pelo modelo de educação tradicional. As concepções de educação relacionam-se à transmissão de informações e distanciam-se de uma abordagem dialógica, com ganhos de autonomia e capacidade crítico-analítica do processo saúde-doença-cuidado. Identificou-se pouco avanço no controle da TB, no campo da educação em saúde, em razão da limitação de recursos humanos qualificados e frágil mobilização social.

Descritores: Enfermagem; Educação em Saúde; Tuberculose; Saúde da Família.

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Biografia do Autor

Lenilde Duarte de Sá, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Saúde Pública. Professora do Departamento de Enfermagem Saúde Pública e Psiquiatria. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Paraíba, Brasil

Anna Luíza Castro Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professor Assistente I da UFPB. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: annaenf@gmail.com.

Juliana Barbosa do Carmo

Enfermeira. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: julianabcnet@hotmail.com.

Káren Mendes Jorge de Souza

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: karensouza@usp.br.

Pedro Fredemir Palha, Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem em Saúde Pública. Professor Livre Docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: palha@eerp.usp.br.

Rayanne Santos Alves

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: rayanne-fleur@hotmail.com.

Séfora Luana Evangelista de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: seforaejoab@hotmail.com.

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Publicado

31/03/2013

Edição

Seção

Artigo Original