Significado do processo de acreditação hospitalar para enfermeiros de um hospital público estadual

Autores

  • Vanessa Gomes Maziero
  • Wilza Carla Spiri Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.14757

Palavras-chave:

Enfermagem, Acreditação, Pesquisa Qualitativa

Resumo

RESUMO

Os processos de certificação de qualidade são importantes para as organizações de saúde avaliarem de forma sistematizada suas ações. O objetivo do estudo em questão foi compreender o significado do processo de acreditação hospitalar para enfermeiros de um hospital público estadual, que vivenciam essa prática. Trata-se de estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa. Analisando os depoimentos de vinte enfermeiros, surgiram dois temas centrais: Acreditação e o processo de trabalho da enfermagem, e Processo de Acreditação Hospitalar. Os resultados obtidos revelaram que enfermeiros consideram o processo de acreditação mobilizador de mudanças. O envolvimento com acreditação hospitalar na instituição estimula o desenvolvimento do processo de trabalho da enfermagem. Conclui-se que, com esse processo, os enfermeiros adquirem maior habilidade no trabalho gerencial, elaborando indicadores e dados, proporcionando, com isso, ferramentas indispensáveis ao profissional atuante na assistência qualificada ao paciente.

Descritores: Enfermagem; Acreditação; Pesquisa Qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Gomes Maziero

Enfermeira. Botucatu, SP. Brasil. E-mail: vamaziero@yahoo.com.br.

Wilza Carla Spiri, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Assitente da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Botucatu, SP. Brasil. E-mail: wilza@fmb.unesp.br.

Downloads

Publicado

31/03/2013

Como Citar

1.
Maziero VG, Spiri WC. Significado do processo de acreditação hospitalar para enfermeiros de um hospital público estadual. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2013 [citado 17º de abril de 2024];15(1):121-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/14757

Edição

Seção

Artigo Original