Capacidade para o trabalho de funcionários da prefeitura de um campus universitário público

Autores

  • Aline Loiola Moura
  • Lucia Margarete dos Reis
  • Marli Terezinha Oliveira Vannuchi Universidade Estadual de Londrina
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina
  • Rita de Cássia Domansky Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.13574

Palavras-chave:

Avaliação da Capacidade de Trabalho, Envelhecimento, Saúde do Trabalhador, Enfermagem do Trabalho.

Resumo

RESUMO

Estudo cujo objetivo foi verificar a capacidade para o trabalho entre trabalhadores da prefeitura de um campus universitário público. Pesquisa epidemiológica descritiva e quantitativa. A amostra foi composta por 307 trabalhadores, a maior parte dos funcionários era do sexo masculino; a faixa etária de maior prevalência foi 41 a 60 anos e evidenciou-se o envelhecimento da força de trabalho. Quanto à avaliação da capacidade para o trabalho, identificou-se que 58,9% dos entrevistados obtiveram um Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) bom; 37,8%, moderado; e 3,2%, baixo. Os entrevistados que referiram alguma lesão por acidente de trabalho ou alguma doença corresponderam a 84,3% da amostra; no entanto, 12,3% relataram que frequentemente, ou algumas vezes, precisam diminuir o ritmo de trabalho devido à presença de lesão ou doença. Considerando o exposto, o serviço de saúde do trabalhador deve estar atento a todos os trabalhadores, em especial quando se trata do ICT.

Descritores: Avaliação da Capacidade de Trabalho; Envelhecimento; Saúde do Trabalhador; Enfermagem do Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Loiola Moura

Enfermeira. Londrina, PR, Brasil. E-mail: aline.loiola@yahoo.com.br.

Lucia Margarete dos Reis

Enfermeira. Londrina, PR, Brasil. E-mail: luciamargarete@gmail.com.

Marli Terezinha Oliveira Vannuchi, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Doutora em Saúde Pública. Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR, Brasil. E-mail: vannuchi@sercomtel.com.br.

Maria do Carmo Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da UEL. Londrina, PR, Brasil. E-mail: carmohaddad@gmail.com.

Rita de Cássia Domansky, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Enfermeira da Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade da UEL. Londrina, PR, Brasil. E-mail: r.domansky@sercomtel.com.br.

Downloads

Publicado

31/03/2013

Como Citar

1.
Moura AL, Reis LM dos, Vannuchi MTO, Haddad M do CL, Domansky R de C. Capacidade para o trabalho de funcionários da prefeitura de um campus universitário público. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2013 [citado 19º de abril de 2024];15(1):130-7. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/13574

Edição

Seção

Artigo Original