Opiniões de usuários de saúde sobre o acolhimento com classificação de risco

Autores

  • Carine Lais Nonnenmacher Hospital Mãe de Deus; Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegreospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre
  • Teresinha Heck Weiller Universidade Federal de Santa Maria
  • Stefanie Griebeler Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.13462

Palavras-chave:

Acolhimento, Triagem, Atenção Primária à Saúde, Organização e Administração, Enfermagem.

Resumo

Este estudo buscou conhecer as opiniões dos usuários de saúde sobre o dispositivo de acolhimento com classificação de risco. Trata-se de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa realizada com usuários de saúde de um município no Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista grupal, realizada com dois grupos: uma com usuários de uma unidade básica de saúde com estratégia de saúde da família e outra com usuários de unidade básica de saúde convencional. Os encontros foram gravados e, posteriormente, as falas foram transcritas e analisadas. Os usuários, dos dois grupos, relataram a ocorrência de conflitos com a implantação do acolhimento com classificação de risco, uma vez que as unidades básicas de saúde distribuem fichas de atendimento por ordem de chegada. O estudo revela que este dispositivo tem potencial para modificações na atenção de saúde desde que se realizem pactos permanentes entre serviços de saúde e usuários.

Descritores: Acolhimento; Triagem; Atenção Primária à Saúde; Organização e Administração; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carine Lais Nonnenmacher, Hospital Mãe de Deus; Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegreospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre

Enfermeira. Enfermeira do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: carinelais@yahoo.com.br.

Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: weiller2@hotmail.com.

Stefanie Griebeler Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: stefaniegriebeler@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30/09/2012

Edição

Seção

Artigo Original