Conhecimento de agentes comunitárias de saúde acerca dos determinantes sociais em sua comunidade adscrita

Autores

  • Fabiana Ribeiro Santana Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão
  • Rafaela Pereira Lima Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão
  • Mayra Maia Lopes Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão
  • Julliane Scalia Fernandes Secretaria Municipal de Saúde de Catalão-GO
  • Normalene Sena Oliveira Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão
  • Walterlânia Silva Santos Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão
  • Cinira Magali Fortuna Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.13102

Palavras-chave:

Programa Saúde da Família, Nível de Saúde, Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde, Enfermagem em Saúde Comunitária.Determinação de necessidades de cuidados de saúde.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5216/ree.v14i2.13102

Esta investigação, de natureza qualitativa, objetivou identificar o conhecimento de agentes comunitárias de saúde da Estratégia Saúde da Família acerca dos Determinantes Sociais da Saúde em sua área adscrita. Para tanto, utilizamos a técnica do grupo focal com registros em gravador de voz portátil digital e filmadora, após autorização. A análise dos dados foi fundamentada na análise de conteúdo. Os dados foram agrupados em três categorias temáticas: Estilo de vida dos indivíduos - formas, social e cultura,  determinadas de vida; Redes sociais e comunitárias - nível de coesão social, condições de vida e trabalho - condições materiais necessárias à subsistência. A identificação e a análise dos Determinantes Sociais da Saúde poderão favorecer o estabelecimento de práticas apropriadas de gestão com a finalidade de auxiliar o processo de tomada de decisão; a conformação de redes de cooperação; a avaliação crítica do processo saúde-doença e o redirecionamento do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Ribeiro Santana, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professora Assistente II, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (UFG/Catalão). Catalão, GO, Brasil. E-mail: fabiana.fen@gmail.com.

Rafaela Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão

Bióloga. Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem, UFG/Catalão. Catalão, GO, Brasil. E-mail: rafaelar2@yahoo.com.br.

Mayra Maia Lopes, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem, UFG/Catalão. Catalão, GO, Brasil. E-mail: mayramaia.lopes@gmail.com.

Julliane Scalia Fernandes, Secretaria Municipal de Saúde de Catalão-GO

Enfermeira. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Catalão-GO. Catalão, GO, Brasil. E-mail: juscalia@yahoo.com.br.

Normalene Sena Oliveira, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professora Assistente I, UFG/Catalão. Catalão, GO, Brasil. E-mail: normalene.sena@gmail.com.

Walterlânia Silva Santos, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professora Assistente I, UFG/Catalão. Catalão, GO, Brasil. E-mail: walterlaniasantos@gmail.com.

Cinira Magali Fortuna, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Adjunta IV, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: fortuna@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

30/06/2012

Como Citar

1.
Santana FR, Lima RP, Lopes MM, Fernandes JS, Oliveira NS, Santos WS, Fortuna CM. Conhecimento de agentes comunitárias de saúde acerca dos determinantes sociais em sua comunidade adscrita. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2012 [citado 22º de maio de 2022];14(2):248-56. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/13102

Edição

Seção

Artigo Original