Conhecendo as vivências de amamentação da criança brasileira que frequenta o ensino fundamental

Autores

  • Dulce Garcia Galvão Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Isília Aparecida da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i3.12997

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Criança, Conhecimento, Atitude, Promoção da Saúde

Resumo

Estudo descritivo, transversal, cujo objetivo foi conhecer experiências com o processo de amamentação por crianças brasileiras que cursam 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Pesquisa realizada entre setembro/2010 e fevereiro/2011, com 1800 crianças brasileiras de escolas públicas de três municípios do interior Paulista, utilizando-se questionário. Embora a maioria (90,2%) soubesse ter sido amamentada, nem sempre as famílias brasileiras aproveitam momentos de convivência para mostrar a amamentação de forma natural às crianças, e o uso de chupeta é uma prática enraizada nessa cultura. Nas brincadeiras as crianças incorporam utensílios que estimulam a alimentação artificial e ainda manifestaram não gostar de passar na rua e ver mulheres amamentando. Nem todas as crianças sabiam que leite materno é o melhor alimento para bebês, tem falsos conceitos sobre o assunto e grande desconhecimento sobre vantagens da amamentação. Os resultados sugerem que implementar medidas educativas e promotoras da amamentação junto das crianças é urgente.

Descritores: Aleitamento materno; Criança; Conhecimento; Atitude; Promoção da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Garcia Galvão, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Discente do Programa de Pós-Doutorado em Enfermagem, EE, USP. Professora Coordenadora, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Coimbra, Portugual. E-mail: dgalvao@esenfc.pt.

Isília Aparecida da Silva

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Livre-docente. Professora Titular, EE, USP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: isasilva@usp.br.

Downloads

Publicado

30/09/2011

Como Citar

1.
Galvão DG, Silva IA da. Conhecendo as vivências de amamentação da criança brasileira que frequenta o ensino fundamental. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2011 [citado 24º de maio de 2022];13(3):377-85. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/12997

Edição

Seção

Artigo Original