Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem: as possibilidades metodológicas por docentes
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v13i4.12562Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Tecnologia Educacional, Aprendizagem, Docentes, Educação Superior.Resumo
Estudo qualitativo com o objetivo de descrever as possibilidades metodológicas na utilização de tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem nas modalidades presencial e a distância. Estudo de caso realizado com sete docentes de graduação em enfermagem de uma Universidade pública inscritas em curso na modalidade a distância. Os dados obtidos em ambiente virtual de aprendizagem (fórum, bate-papo) foram submetidos à análise temática. Os temas analisados foram tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem e mudanças no ensino de enfermagem para uso das tecnologias da informação e da comunicação. As docentes identificaram a relevância da utilização das tecnologias educacionais digitais, mesmo sem usá-las com seus alunos. Destacou-se a importância da educação permanente dos docentes de cursos de enfermagem. Considera-se que há a necessidade das Instituições implantarem ações na promoção da discussão e da implantação de novos recursos metodológicos no ensino.
Descritores: Educação em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Aprendizagem; Docentes; Educação Superior.