Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem: as possibilidades metodológicas por docentes

Autores

  • Ana Luísa Petersen Cogo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eva Neri Rubim Pedro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Paula Scheffer Schell da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Gabriela Petró Valli Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Andréia Martins Specht Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i4.12562

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Tecnologia Educacional, Aprendizagem, Docentes, Educação Superior.

Resumo

Estudo qualitativo com o objetivo de descrever as possibilidades metodológicas na utilização de tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem nas modalidades presencial e a distância. Estudo de caso realizado com sete docentes de graduação em enfermagem de uma Universidade pública inscritas em curso na modalidade a distância. Os dados obtidos em ambiente virtual de aprendizagem (fórum, bate-papo) foram submetidos à análise temática. Os temas analisados foram tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem e mudanças no ensino de enfermagem para uso das tecnologias da informação e da comunicação. As docentes identificaram a relevância da utilização das tecnologias educacionais digitais, mesmo sem usá-las com seus alunos. Destacou-se a importância da educação permanente dos docentes de cursos de enfermagem. Considera-se que há a necessidade das Instituições implantarem ações na promoção da discussão e da implantação de novos recursos metodológicos no ensino.

Descritores: Educação em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Aprendizagem; Docentes; Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luísa Petersen Cogo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto, Escola de Enfermagem (EENF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: analuisa@enf.ufrgs.br

Eva Neri Rubim Pedro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Doutora em Educação. Professor Associado, EENF, UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: evapedro@enf.ufrgs.br.

Ana Paula Scheffer Schell da Silva, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação Enfermagem, nível Doutorado, UFRGS. Professor Assistente, Universidade Federal do Pampa. Uruguaiana, RS, Brasil. E-mail: anaschell@gmail.com.

Gabriela Petró Valli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Discente do curso de graduação em Enfermagem, EENF, UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: gabi130987@hotmail.com.

Andréia Martins Specht, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Discente do curso de graduação em Enfermagem, EENF, UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: deiaspecht@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31/12/2011

Edição

Seção

Artigo Original