Conhecimento deficiente acerca do HIV/AIDS em estudantes adolescentes: identificação de diagnóstico de enfermagem da NANDA

Autores

  • Jaqueline Galdino Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco
  • Patricia Neyva de Costa Pinheiro Universidade Federal do Ceará
  • Marcos Venícios Oliveira Lopes Universidade Federal do Ceará
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i1.12256

Palavras-chave:

Diagnóstico de Enfermagem, Conhecimento, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida

Resumo

RESUMO

Este estudo objetivou identificar o diagnóstico de enfermagem – Conhecimento Deficiente acerca do HIV/AIDS – em adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido em uma escola pública de Fortaleza-CE. A amostra foi composta por 182 estudantes, do sexo masculino, de 12 a 18 anos, regularmente matriculados. A coleta de dados aconteceu mediante um instrumento com assertivas sobre o HIV, para serem julgadas como verdadeiras ou falsas. As características definidoras do referido diagnóstico foram agrupadas conforme o desempenho do estudante na resolução das questões. O Conhecimento Deficiente esteve presente em mais de 90% dos participantes, e a característica definidora mais frequente foi o Desempenho Inadequado em um Teste, conforme a Taxonomia da NANDA I. Diante do exposto, para os estudantes desta escola, as ações de enfermagem devem contemplar a utilização de estratégias educativas voltadas para prevenção, como o uso correto do preservativo masculino e formas de contaminação pelo HIV.

Descritores: Diagnóstico de Enfermagem; Conhecimento; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

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Biografia do Autor

Jaqueline Galdino Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora Assistente, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Vitoria de Santo Antão, PE, Brasil E-mail: jaquealbuquerque@terra.com.br.

Patricia Neyva de Costa Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: neyva.pinheiro@yahoo.com.br.

Marcos Venícios Oliveira Lopes, Universidade Federal do Ceará

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem, Professor Adjunta, Departamento de Enfermagem, UFC. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: marcos@ufc.br.

Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Universidade de Fortaleza

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunto, Universidade Regional do Cariri. Crato, CE, Brasil. E-mail: fatimaantero@uol.com.br.

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Publicado

31/03/2012

Como Citar

1.
Albuquerque JG, Pinheiro PN de C, Lopes MVO, Machado M de FAS. Conhecimento deficiente acerca do HIV/AIDS em estudantes adolescentes: identificação de diagnóstico de enfermagem da NANDA. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2012 [citado 24º de maio de 2022];14(1):104-11. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/12256

Edição

Seção

Artigo Original