Avaliação do ensino prático desenvolvido em um hospital universitário na perspectiva de graduandos em Enfermagem

Autores

  • Vera Lucia Mira Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo
  • Valéria Garcia Lopes Araujo
  • Lígia Fumiko Minami Hospital Universitário, Universidade de São Paulo
  • Daisy Maria Rizatto Tronchin Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo
  • Antônio Fernandes Costa Lima Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo
  • Eloá Otrentini Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo
  • Maria Helena Trench Ciampone Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i3.11121

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação, Avaliação.

Resumo

Buscando condições apropriadas para formação de enfermeiros críticos e reflexivos, este estudo objetivou avaliar, na perspectiva dos graduandos da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), o ensino prático desenvolvido no Hospital Universitário. Trata-se de estudo quantitativo descritivo com população de 77 graduandos de enfermagem, que cursavam 8º período em 2007 e 2008. A coleta de dados ocorreu por meio de escala psicométrica testada e validada previamente. Os resultados mostraram que os enfermeiros dispensaram atenção aos graduandos e oportunidades de aprendizagem na dinâmica de trabalho e forneceram orientações objetivas e seguras; estimularam o raciocínio clínico visando à tomada de decisão e planejamento da assistência de enfermagem, discutindo a dimensão ética. Os graduandos sentiram-se respeitados e integrados à equipe. As atividades práticas desenvolvidas no Hospital da USP atenderam aos objetivos das diversas disciplinas, estabelecendo relação teoria e prática e colaborando na construção da identidade profissional dos futuros enfermeiros. Este estudo permitirá o aprimoramento do campo em consonância com o projeto político pedagógico da Escola.

Descritores: Enfermagem; Educação; Avaliação.

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Biografia do Autor

Vera Lucia Mira, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Associado, Escola de Enfermagem (EE), Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: vlmirag@usp.br.

Valéria Garcia Lopes Araujo

Enfermeira. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: vglaraujo@usp.br.

Lígia Fumiko Minami, Hospital Universitário, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Mestre em Administração em Serviços de Enfermagem, Discente do Programa de Pós-Graudação Gerenciamento em Enfermagem (PPGEN), nível Doutorado, EE, USP. Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: ligiafm@hu.usp.br.

Daisy Maria Rizatto Tronchin, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Doutor, EE, USP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: daisyrt@usp.br.

Antônio Fernandes Costa Lima, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Doutor em Enfermagem. Professor Doutor, EE, USP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: tonifer@usp.br.

Eloá Otrentini, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Discente do PPGEN, nível Mestrado, EE, USP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: eloaotrenti@usp.br.

Maria Helena Trench Ciampone, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Doutorado em Psicologia Social. Professor Titular, EE, USP. Pesquisador CNPq. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: mhciamp@usp.br.

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Publicado

30/09/2011

Edição

Seção

Artigo Original