Qualidade de vida de idosos com e sem hipertensão arterial

Autores

  • Darlene Mara dos Santos Tavares Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Nayara Paula Fernandes Martins
  • Flavia Aparecida Dias
  • Marina Aleixo Diniz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i2.10876

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Saúde do idoso, Hipertensão, Enfermagem em saúde comunitária.

Resumo

O estudo objetivou descrever e comparar os escores de qualidade de vida (QV) de idosos com e sem hipertensão arterial (HA) segundo os domínios dos instrumentos WHOQOL-BREF e facetas do WHOQOL-OLD. Foram constituídos dois grupos: idosos que referiram HA (689) e idosos sem HA (689). A coleta ocorreu entre agosto e novembro/2008. Utilizaram-se análise descritiva e teste t-Student (p < 0,05). Predominou o sexo feminino, 60|-70 anos, casados, renda de um salário mínimo e 4?7 comorbidades. Observou-se maior escore de QV nas relações sociais e funcionamento dos sentidos; e menores no físico e autonomia. O grupo de idosos sem HA apresentou maiores escores de QV para o meio ambiente, atividades passadas, presentes e futuras e participação social, comparados ao grupo com HA. Faz-se necessário adotar ações interligadas entre a equipe de saúde e a comunidade visando ações promocionais e educativas em saúde, que resultem em menor impacto na QV dos idosos.

Descritores: Qualidade de vida; Saúde do idoso; Hipertensão; Enfermagem em saúde comunitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlene Mara dos Santos Tavares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professor Associado, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil. E-mail:darlenetavares@netsite.com.br.

Nayara Paula Fernandes Martins

Enfermeira. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: nayara.pfmartins@gmail.com.

Flavia Aparecida Dias

Enfermeira, Mestre em Atenção à Saúde. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: flaviadias_ura@yahoo.com.br.

Marina Aleixo Diniz, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Mestre em Atenção à Saúde. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, Escola da Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: mafmtm@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30/06/2011

Como Citar

1.
Tavares DM dos S, Martins NPF, Dias FA, Diniz MA. Qualidade de vida de idosos com e sem hipertensão arterial. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2011 [citado 24º de maio de 2022];13(2):211-8. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/10876

Edição

Seção

Artigo Original