O diário de campo utilizado como estratégia de ensino e instrumento de análise do trabalho da enfermagem

Autores

  • Amanda Nathale Soares
  • Ana Paula de Oliveira Silveira
  • Belisa Vieira da Silveira Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem
  • Jackeline Soares Vieira
  • Laura Conceição Belício Alves Souza
  • Luciana Rodrigues Alexandre
  • Luiza Valgas de Paula
  • Priscilla Benfica Cirilio
  • Carla Aparecida Spagnol Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i4.10415

Palavras-chave:

Educação de Ensino Superior, Educação em Enfermagem, Aprendizagem, Administração de serviços de saúde

Resumo

A partir dos diários de campo, elaborados durante o estagio das alunas da disciplina Administração em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, realizou-se análises sobre o método funcional para se organizar o trabalho e suas consequências para o cliente e o trabalhador. O objetivo foi analisar a experiência das alunas ao utilizar o diário de campo como estratégia de ensino e instrumento de análise da organização do trabalho da enfermagem. O estágio foi realizado por oito alunas, em um ambulatório localizado em Belo Horizonte/MG, durante oito dias. Após a organização dos relatos identificou-se que as alunas analisaram as consequências do método funcional, o estilo de liderança da coordenadora de enfermagem e questões éticas relacionadas à assistência. Considera-se que o diário permitiu às alunas articularem teoria e prática, evidenciando dificuldades enfrentadas no cotidiano dos serviços de saúde e confrontando-as com o conhecimento produzido na academia.

Descritores: Educação de Ensino Superior; Educação em Enfermagem; Aprendizagem; Administração de serviços de saúde

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Biografia do Autor

Amanda Nathale Soares

Enfermeira. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: mandinha0708@yahoo.com.br.

Ana Paula de Oliveira Silveira

Enfermeira. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: aposilveira@yahoo.com.br.

Belisa Vieira da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação Enfermagem, nível Mestrado, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: belisavs@yahoo.com.br.

Jackeline Soares Vieira

Enfermeira. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: jackelinesvieira@yahoo.com.br.

Laura Conceição Belício Alves Souza

Enfermeira. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: laurabelicio@gmail.com.

Luciana Rodrigues Alexandre

Enfermeira. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: lu_ra25@yahoo.com.br.

Luiza Valgas de Paula

Enfermeira. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: uizavalgas@yahoo.com.br.

Priscilla Benfica Cirilio

Enfermeira. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: priscilla_benfica@yahoo.com.br.

Carla Aparecida Spagnol, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Saúde Coletiva. Professor Adjunto, Escola de Enfermagem, UFMG. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: cspagnol@enf.ufmg.br.

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Publicado

31/12/2011

Como Citar

1.
Soares AN, Silveira AP de O, Silveira BV da, Vieira JS, Souza LCBA, Alexandre LR, Paula LV de, Cirilio PB, Spagnol CA. O diário de campo utilizado como estratégia de ensino e instrumento de análise do trabalho da enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2011 [citado 22º de maio de 2022];13(4):665-70. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/10415

Edição

Seção

Artigo Original