O diário de campo utilizado como estratégia de ensino e instrumento de análise do trabalho da enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v13i4.10415Palavras-chave:
Educação de Ensino Superior, Educação em Enfermagem, Aprendizagem, Administração de serviços de saúdeResumo
A partir dos diários de campo, elaborados durante o estagio das alunas da disciplina Administração em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, realizou-se análises sobre o método funcional para se organizar o trabalho e suas consequências para o cliente e o trabalhador. O objetivo foi analisar a experiência das alunas ao utilizar o diário de campo como estratégia de ensino e instrumento de análise da organização do trabalho da enfermagem. O estágio foi realizado por oito alunas, em um ambulatório localizado em Belo Horizonte/MG, durante oito dias. Após a organização dos relatos identificou-se que as alunas analisaram as consequências do método funcional, o estilo de liderança da coordenadora de enfermagem e questões éticas relacionadas à assistência. Considera-se que o diário permitiu às alunas articularem teoria e prática, evidenciando dificuldades enfrentadas no cotidiano dos serviços de saúde e confrontando-as com o conhecimento produzido na academia.
Descritores: Educação de Ensino Superior; Educação em Enfermagem; Aprendizagem; Administração de serviços de saúde